Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

MPF e governo de Mato Grosso buscam cooperação para problemas no Assentamento Itanhangá/Tapurahh

31.01.2015
09:51
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A reunião foi solicitada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, com o objetivo de construir com o novo governador respostas à grave situação no projeto alvo da Operação Terra Prometida, deflagrada em novembro de 2014.

 

Para o procurador federal dos Direitos do Cidadão, o encontro atendeu à expectativa de construção de uma agenda de cooperação entre os diversos órgãos envolvidos na questão e, especialmente, na resposta institucional a ameças: “saímos com a confiança de que o novo governador será capaz de construir o necessário diálogo com o Governo Federal, deixando claro que é inaceitável qualquer tipo de ameaça a agentes públicos – seja a policiais, membros do Ministério Público ou a juízes”.

 

Mantido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Projeto de Assentamento Itanhangá/Tapurah foi constituído em 1996 e conta com 1.149 lotes – constituindo a maior área de reforma agrária da América Latina. As apurações conduzidas pelo Ministério Público Federal dão indícios de crimes como ocupação indevida, invasão de terras públicas, estelionato, associação criminosa e delitos contra o meio ambiente.

 

Entre os pontos destacados com o governador esteve a necessidade de garantir a segurança dos servidores federais que estão atuando nas investigações. Em dezembro de 2014, o posto policial que funcionava na região foi destruído: "há um clima de insegurança em virtude das constantes ameaças a policiais militares e autoridades federais envolvidas na apuração dos fatos, assim como um cenário de medo vivenciado pelos poucos assentados que ainda permanecem no local", destacou o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios.

 

Na ocasião, o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes, colocou-se à disposição para o estabelecimento de parcerias que possibilitem a regulação fundiária das áreas destinadas à reforma agrária, informando que destacará uma equipe do Instituto para atuar em Cuiabá na construção de um plano de trabalho. A equipe estará sob coordenação do Incra em Brasília.

 

Segundo o governador Pedro Taques, a regularização fundiária é uma questão importante no estado e, para isso, pretende fortalecer pastas como a Secretaria de Segurança Pública e a de Agricultura Familiar. “As duas primeiras providências a serem adotadas serão a reconstrução do posto policial destruído, assim como oferecer aos servidores federais as garantias necessárias para exercerem suas atribuições”, declarou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO