Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

MP apura atividade de mercadinhos em unidades prisionais de Cuiabá

21.03.2017
16:17
FONTE: Lislaine dos Anjos/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mercadinhos vendiam de bolacha a isqueiros dentro de presídios em Mato Grosso
O Ministério Púplico Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil público para investigar possíveis irregularidades nas cantinas e mercadinhos instalados nas unidades prisionais de Cuiabá. A portaria, publicada no último dia 10, é assinada pelo promotor Clóvis de Almeida Júnior, da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. O inquérito deve ser concluído dentro de um ano.

A situação investigada pelo MP já foi apontada em uma reportagem em 2015, quando a situação de mercadinhos que funcionavam sem regulamentação dentro de unidades penitenciárias de Mato Grosso.
Na ocasião, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) admitiu a existência dos mercadinhos em seis unidades prisionais, sendo uma delas a Penitenciária Central do Estado (PCE), no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, considerada a maior do estado.

Nesses mercados, os presos podiam adquirir desde bolachas e cigarros até lâminas de barbear, óleo de cozinha e isqueiros. Familiares de detentos seriam, inclusive, proibidos de levar determinados itens que seriam vendidos nesses locais.

Naquela época, foi apontado que os mercados praticavam preços superiores aos convencionais e sem precisarem vencer licitações junto governo do estado para entrarem em funcionamento, bem como mantinham à venda produtos que seriam perigosos para se manter dentro das unidades prisionais. A destinação do dinheiro arrecadado nessas cantinas e mercados também foi questionada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO