Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Moradores constroem bondinho para atravessar rio após chuva levar ponte

21.03.2017
16:46
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Bondinho é usado para travessia do Rio Coxipó, em Cuiabá
Moradores do Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, construíram um bondinho para atravessarem o Rio Coxipó, depois da ponte ter sido levada durante uma chuva forte. O nível do rio subiu e a ponte foi levada pela água, em novembro do ano passado. Eles tiveram a ideia de construir o meio de transporte improvisado para a travessia, depois de uma semana ilhados.

O funileiro Jacildo Rodrigues da Silva, que usa o equipamento para atravessar o rio todos os dias, afirma que o bondinho é seguro e que não representa perigo. "Os cabos são reforçados. Ele [bondinho] tem capacidade para 500 kg", contou.

Jacildo também explica que um dos motivos da construção do equipamento era proteger os familiares de possíveis afogamentos, como já ocorreu com a mulher dele. "Teve um tempo que a chuva estava muito forte e o rio aumentou rapidamente. A minha esposa estava atravessando, quando a correnteza a puxou. Ela conseguiu se segurar em uma árvore para sair do rio", explicou.

A construção do bonde custou de R$ 1 mil. O valor foi dividido entre os moradores da região. Apenas a passagem de pedestres pode ser feita. Desse modo, para a passagem de motocicletas outra ponte foi construída, também de forma improvisada, no mesmo trecho.

Segundo o lavrador Adão Pereira Nunes, os pilares da ponte, que foi levada pela enchente, nunca tinham sido trocados e que, durante o súbito aumento do volume de água do rio, foram destruídos.

"Antes dela cair, colocavam algumas tábuas, que também foram embora. Os pilares dessa ponte nunca tinham sido trocados e, com essa enchente, os pilares também foram levados", contou. Ele afirmou que vários ofícios foram encaminhados à prefeitura da capital para a construção da ponte, mas que até agora nada foi feito.

 Os estudantes que moram na região explicam que, com queda da ponte, a van escola também parou de passar no distrito. Com isso, eles atravessam o rio utilizando o bonde, como é o caso da estudante Clara Pereira da Silva de 11 anos. "Usamos o bondinho, mas sempre chegamos atrasados na aula", disse.

Laíza Ferreira, de 13 anos, mora a 7 km do local onde a van escolar passa, Ela teve que parar de estudar. "Isso a prejudicou muito. Ela está no 6º ano e não terminou. Como mãe, me sinto muito mal", disse Regiane Ferreira, mãe de Laíza.

No mês passado, o secretário de Obras de Cuiabá, Vanderlúcio Rodrigues, informou que uma passarela seria construída em um mês, a contar daquela data. "Estamos projetando uma passarela para pedestres. Essa é a atitude que estamos tomando de imediato", contou.

No entanto, neste mês, o secretário disse que a ponte deverá ser feita no mês de agosto e que a demora se deve a questões burocráticas. "Ali existia uma ponte de madeira e foi feito um processo licitatório, que é muito burocrático. Agora, abrimos a proposta de preços. Já foi escolhida a empresa que vai fazer a ponte. A construtora terá quatro meses para construir a ponte de concreto", disse.

A ponte de concreto e com 36 metros de comprimento deverá custar R$ 833 mil. No contrato diz que a empresa deve liberar o trânsito para pedestres durante a execução da obra.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO