Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Ministro defende que Estado devolva execução das obras do aeroporto

26.02.2015
07:10
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, defendeu que o Governo do Estado devolva à Infraero, a responsabilidade de execução das obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon, durante reunião nesta quarta-feira (25) com comitiva de Mato Grosso.
 
Presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), participou do encontro e avaliou que a medida é o melhor caminho para concluir as obras do aeroporto, considerado o segundo pior do país, de acordo com levantamento feito pela Infraero em novembro do ano passado.
 
“O ministro nos comunicou que está pronto para retomar as obras, mas em um novo modelo. Porém, o Governo do Estado teria que formalizar o pedido de transferência da obra para a Infraero gerenciar, como foi em todo o país. Quanto aos aeroportos regionais, terá que ser aguardada a licença ambiental e liberação do orçamento”, explicou.
 
A gestão anterior do governo do Estado assumiu, em 2011, a responsabilidade das obras de ampliação do aeroporto.
 
A audiência foi solicitada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e também foi acompanhada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). Maluf lembrou que além do aeroporto Marechal Rondon, foi debatido também os problemas nos aeroportos do interior, como de Sinop, Tangará da Serra, Sorriso e Barra do Garças. “O de Sinop, por exemplo, é o segundo em número de vôos, mas que também está com problemas”, argumentou o presidente da Casa de Leis.
 
Nilson Leitão lembrou que em 2011, foi lançado pelo Governo Federal, o programa de ampliação de aeroportos regionais, mas que não saiu do papel. “O que foi feito foi muita enganação, mentira, promessa vazia, lançaram esse programa e não tem nem licença ambiental, devido a isso, prefeituras deixaram de investir nos aeroportos nas regiões, o que ocasionou na piora do que tínhamos conquistado ao longo dos anos. Mato Grosso é continental, e quando você não tem estrutura aeroportuária para atender as demandas no Estado que é o maior produtor de grãos, carnes, Estado do agronegócio, que produz para todo o Brasil, você fica sem alternativas, e vem trazendo pobreza para o Estado quando não tem alternativa modal para investidor quando querem conhecer estado. Além da segurança que se proporciona quando se tem aeroporto com qualidade para fazer interligação com o Brasil e o mundo”, argumentou.
 
O deputado federal lembra que em sua base eleitoral, Sinop, foram perdidos três vôos comerciais com capacidade e viabilidade financeira por falta de estrutura do aeroporto.
 
Já Dilmar Dal Bosco lembrou da preocupação da Assembleia Legislativa com a melhoria nos aeroportos de Mato Grosso. “Que a Infraero assuma de vez a construção do aeroporto Marechal Rondon, que termine as obras, não deixe da maneira em que o governo estadual anterior deixou, um abandono, sem uma gestão séria. Esse é um novo momento para Mato Grosso, dando qualidade às pessoas que querem investir no Estado. Junto com o governador Pedro Taques (PDT), vamos achar o melhor caminho”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO