Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Mais de 38% da população de MT são migrantes de outros estados, diz IBGE

18.09.2014
19:22
FONTE: Renê Dióz/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 38% dos habitantes de Mato Grosso não são naturais do estado, mas de outras unidades da federação e, em menor medida, de outros países. A pesquisa quanto à origem dos residentes do estado foi feita em Mato Grosso com 3.191 pessoas.

A taxa de população migrante em Mato Grosso é superior à média da região Centro-Oeste, onde 34,1% da população são oriundos de outros estados – maior taxa de população migrante por região do país. A menor proporção é da região Nordeste, onde os estados detêm, em média, 7,4% de migrantes em suas populações.

De acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com base em levantamento feito junto à população no ano de 2013, na região Centro-Oeste apenas o Distrito Federal (DF) possui proporcionalmente mais migrantes que Mato Grosso: na sede do governo federal, mais de 48% dos habitantes são naturais de outros estados.

Em Mato Grosso, a pesquisa por amostragem apontou que, dentre a população migrante, a maioria – 7,99% - é oriunda do estado do Paraná (PR). Na sequência, os maiores contingentes de habitantes não naturais de Mato Grosso são os paulistas (3,91%) e os mineiros (3,22%). Estrangeiros não chegam a 0,5%.

População urbana
A pesquisa também apontou que, embora a produção de riquezas do estado esteja localizada primordialmente na zona rural, a população de Mato Grosso hoje é, em sua maioria, urbana: apenas 17,46% estão vivendo nas zonas rurais do estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO