Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Mais 720 novos soldados passam integrar a Polícia Militar

23.09.2016
16:50
FONTE: Lisânia Ghisi e Alecy Alves | Gcom-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Segurança Pública de Mato Grosso conta com mais 720 novos soldados da Polícia Militar. Nesta quinta-feira (22.09), os profissionais participaram da cerimônia de formatura, realizada na Capital, com a presença do governador Pedro Taques e demais autoridades da área. Além destes, outros 610 militares também concluíram o curso de formação no interior do Estado. As aulas, que tiveram duração de oito meses, foram realizadas nas Escolas Superiores de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) do Estado.

De acordo com o governador Pedro Taques, o ingresso dos novos militares junto às Forças de Segurança Pública de Mato Grosso compreende mais uma etapa das ações desenvolvidas para a área. Em relação à formação, Taques parabenizou também os familiares dos novos profissionais.

“A formação destes profissionais é uma vitória de toda a família, pois estes só chegaram até aqui graças ao apoio da família, que trabalhou muito para que este momento fosse realizado. Em um ano e dez meses, chamamos mais de 3,5 mil novos homens e mulheres para a Segurança Pública de Mato Grosso. O nosso pedido é que os 720 novos formandos honrem a família e a farda que vestem”, destacou o chefe do Executivo mato-grossense.

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Gley Alves de Almeida Castro, reforçou que o ingresso de novos profissionais figura como um marco para o Estado. “O ingresso destes novos policiais representa, não apenas um aumento significativo para o efetivo da PM, mas é, sem dúvida, a sociedade quem ganha reforço na segurança. É o cidadão de bem que vai contar com um policial bem formado, bem treinado. Além de também ser um militar que irá defender o patrimônio, a vida e a sociedade como um todo”.

Titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, também participou da cerimônia e destacou como um “legado à sociedade” o aumento do efetivo no setor. “Que todos que estão se formando sejam bem vindos à Segurança Pública. Esta ação é um legado para o Estado, pois são homens e mulheres que estarão por, pelo menos, 30 anos defendendo a nossa sociedade, representando suas famílias e as pessoas de bens. Além de policiais militares, Mato Grosso também está ganhando heróis”.   

Formação

O 30º curso de formação de Soldados da PMMT, além de ser reconhecido e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação como nível superior, contou com 1.850 horas-aula presenciais, além de 600 horas de estágios supervisionados e atividades complementares, e 360 horas de Educação à Distância (EAD).

Dentre as disciplinas desenvolvidas durante o curso, estão: sociologia do crime, direitos humanos, polícia comunitária, noções de direito, língua portuguesa, análise de cenário e tomada de decisão. Os novos soldados também tiveram curso completo do Procedimento Operacional Padrão (POP) da PMMT com 100 horas aula de tiro (Método Giraldi), Policiamento em Ambiente Rural, Policiamento de Trânsito e Ambiental, entre outros.

Na prática, os profissionais estagiaram no policiamento preventivo, repressivo e realizaram visitas comunitárias. Pelo sistema à distância, foram desenvolvidas seis disciplinas, incluindo: Libras (linguagem de sinais), filosofia aplicada aos Direitos Humanos e aspectos jurídicos da abordagem policial. Para conclusão do curso, os militares desenvolveram artigos científicos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO