Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde poderá implantar o programa social Rede Cidadã

21.01.2017
18:39
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Lucas do Rio Verde poderá ser o sexto município mato-grossense a implantar o programa social Rede Cidadã. O conjunto de ações que visam a prevenção a violência entre as crianças e adolescentes foi apresentado as autoridades do município na quarta-feira (18), em Cuiabá.

A apresentação foi realizada pelo gerente estadual do programa, coronel da Polícia Militar Nivaldo José de Arruda e pela coordenadora educacional Elenice Mansor, durante reunião com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Jiloir Pelicioli (Mano), o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre William de Andrade e o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Fábio Mota. 

De acordo com o gerente, o programa tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco na prevenção ao contato com a criminalidade. 

“O Rede Cidadã é uma política de estado, um conjunto de atividades realizadas em parceria com os municípios que visa oferecer aos jovens a oportunidade, por meio do acesso a cultura e ao esporte, de eles não aprenderem o crime e a violência.”

O programa atende crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade. A metodologia de trabalho é baseada na inclusão, integração e cidadania, com acompanhamento, orientação e participação da família e da escola.

O presidente da Câmara, vereador Mano, explica que o município tem todos os profissionais necessários (pedagogo, assistente social e psicólogo) para a realização do programa.

“Eu venho acompanhando o Rede Cidadã desde o ano passado. É um projeto importante que pode dar um resultado significativo para a sociedade. Toda a mão de obra necessária, o município dispõe, é só colocar em prática.”

Para implantar o programa, a prefeitura precisa formalizar a intenção junto ao Governo do Estado, que uma equipe do Rede Cidadã virá ao município explicar toda a metodologia do programa.

Em dez anos de trabalho, milhares de crianças e adolescentes já passaram pelo programa. Segundo o gerente, de cada dez crianças com comportamento inadequado e que leva a formação de um criminoso, seis a sete mudam o comportamento. “Eles ainda não são bandidos, apenas estão no caminho para se tornarem criminosos.”

Participaram também da apresentação do programa, o sargento PM Grimaldo de Souza e o representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Raimundo Cela.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO