Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Ladrões que furtaram avião de hangar em MT serão julgados na Bolívia

28.05.2016
09:39
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Avião foi encontrado pela polícia boliviana após cair em fazenda
Os três suspeitos de furtarem um avião monomotor de um hangar do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, devem ser indiciados e julgados pela Justiça boliviana. A aeronave, que pertence à TV Centro América, foi furtada na quarta-feira (25) e foi encontrada no dia seguinte, após cair em uma fazenda na Bolívia.

Os três suspeitos estão presos preventivamente no Presídio de Palmasola, em Santa Cruz de la Sierra.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Sérgio Macedo, a polícia boliviana decidiu indiciar os três suspeitos por roubo agravado e eles devem ser julgados pela Justiça daquele país.

“A polícia boliviana decidiu que os três também cometeram crime lá e devem responder por roubo agravado, que é o crime que se enquadra na legislação boliviana. Durante a condução do inquérito ou após o julgamento, nós devemos pedir a extradição deles, para que cumpram a pena aqui”, disse.

De acordo com a PF, a suspeita principal é de que o avião, modelo Cessna C210 e prefixo PT-JKX, seria usado futuramente para o tráfico internacional de drogas. “Um modelo desses pode transportar de 300 kg a 500 kg”, afirmou o delegado.

A Polícia Federal teve acesso aos depoimentos verbais dos três suspeitos e descobriu que o chileno era o piloto da aeronave no momento da queda. Segundo o delegado, um dos brasileiros era quem mantinha contato com os responsáveis por encomendar o furto e o outro brasileiro também era piloto, mas atuou apenas no momento da decolagem.

“Ele fez apenas a 'fonia', que é o contato entre a aeronave e a torre de comando, para garantir a saída do avião do hangar e a decolagem, sem gerar suspeitas”, explicou.

A PF não descarta que mais pessoas possam estar envolvidas no furto da aeronave, mas esse é um fato que ainda está sendo investigado. “Foi um furto bem planejado, então, não descartamos a participação de mais pessoas”, disse.
 
Furto
Ao furtarem a aeronave, os ladrões levaram as câmeras de segurança do hangar, segundo a polícia. Porém, os três suspeitos foram reconhecidos pela PF por câmeras de segurança instaladas no aeroporto, que permitiram aos policiais identificarem o táxi usado pelos suspeitos para chegarem ao hangar.

Além disso, a polícia descobriu que um dos suspeitos havia se hospedado em um hotel em Cuiabá dois dias antes do furto, onde se encontrou com os comparsas.

Pelo plano de voo, os criminosos seguiriam com a aeronave para Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na região de fronteira com a Bolívia. No entanto, o avião caiu em uma fazenda localizada a 30 km de San Javier, na região de Santa Cruz de la Sierra. Na queda, um dos brasileiros chegou a machucar o maxilar, segundo a PF, e os três foram encaminhados para um hospital e, em seguida, para a polícia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO