Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Imagens devem ajudar polícia de MT a esclarecer assassinato em terminal

29.07.2014
17:39
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As imagens do circuito de segurança do terminal de ônibus do bairro CPA 1, em Cuiabá, estão em poder da Polícia Civil. A gravação deverá ajudar a esclarecer os detalhes do assassinato de um rapaz naquele local, ocorrido na segunda-feira (28). O suspeito de cometer o crime foi preso pela Polícia Militar e a principal hipótese é de crime passional, já que ele teve um relacionamento com a namorada da vítima. A câmera também mostra que, minutos antes do crime, o casal estava junto no terminal.

As imagens mostram a vítima, Cristian Gleidson de Castro Rodrigues, 20, que estava de calça jeans e carregando uma bolsa, entrando no banheiro. Depois, entra o suspeito de ter cometido o crime, com um casaco escuro. Os dois ficam alguns minutos lá dentro. Pessoas escutam a discussão e se aproximam. Quem sai primeiro é o jovem que teria cometido o crime. Depois, a vítima corre e cai no chão.

“Eu estava chegando da rodoviária para ir pra casa, aí o cara veio saindo do banheiro. Tinha tomado a facada já. Ele caiu bem do meu lado na plataforma de embarque. Ele só falou: 'É aquele lá', e apontou”, contou João Álvaro, agente de passagem.

Insegurança
O crime levantou a questão da segurança para as mais de 70 mil pessoas que passam pelo local diariamente. Conforme a PM, são feitas rondas no entorno, programadas com patrulhamento de moto de dia e à noite.

No terminal rodoviário do CPA 1 passam aproximadamente 75 mil pessoas por dia. Os agentes administrativos contratados cuidam do controle da entrada e saída da portaria. Eles não fazem a segurança e não são autorizados a revistar quem entra no local.

“A competência de segurança pública cabe ao estado, porque a empresa privada não pode revistar a sociedade em locais públicos”, afirmou Raimundo Silva Santos, gestor de Segurança e Risco da MTU (Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos).

Mesmo sem autorização, os agentes acabam interferindo na ação de criminosos dentro do terminal. Armas são apreendidas com frequência. Até mesmo eletrochoque já foi apreendido com um estudante. Quem passa por aqui diariamente confirma que existem  brigas entre os alunos.

A falta de PMs  é uma reclamação de vários usuários. Sem ter outra opção de transporte, eles são obrigados a passar por aqui. “Só existe segurança neste perímetro aqui nos dias de pagamento do salário do funcionário público”, critica o aposentado Mansueto Rodrigues Correia.

Pior é para quem tem que enfrentar o dia inteiro dentro do terminal, como os donos do comércio. O desafio deles é superar o medo para conseguir trabalhar. “Tenho filho pequeno. Eu fico sentado aqui... [correndo risco de] uma bala perdida, uma facada”, disse o vendedor Cezar Cardoso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO