Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Idoso de 66 morre após ser picado por cobra em cidade de Mato Grosso

27.10.2016
08:26
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Amélio Rubim morreu após ser atacado no pé por cobra em município de Mato Grosso
Um idoso de 66 anos morreu após ser atacado por uma cobra na zona rural de União do Sul, a 689 km de Cuiabá. Segundo os médicos, a vítima identificada como Amélio Rubim, morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória após ser picado no pé. Ele era produtor rural e, de acordo com a família, trabalhava no campo na segunda-feira (24) quando foi atacado. O corpo do idoso foi enterrado na terça-feira (25).

De acordo com Talita Stella, secretária municipal de saúde de União do Sul, Amélio chegou ao Centro de Saúde de União do Sul por volta das 21h30 [horário de Mato Grosso] e morreu cerca de uma hora depois. Ele mora em uma área rural que fica a 8 km da cidade e chegou à unidade de saúde 30 minutos após o ataque do animal.

“Ele chegou com uma hemorragia bem intensa no hospital. Nós realizamos todo o procedimento médico e aplicamos o soro antiofídico, que é diluído no soro e injetado na veia para tentar conter a disseminação do veneno, mas, infelizmente, não foi o suficiente”, relatou.

De acordo com Valdo Clóvis Marcon, genro de Amélio, o sogro foi picado por uma jararaca. Ele contou ao G1 que a sogra ligou para ele assim que percebeu o que tinha acontecido. Valdo disse ainda que chegou até a casa do sogro em cinco minutos e logo eles se encaminharam para o hospital.

“Quando eu cheguei ele já estava bem mal. Ele sangrava muito, estava meio desacordado e com o pescoço bem roxo”, contou o genro, que ainda disse que Amélio ligava a bomba de um tanque de peixes quando foi atacado. Segundo os familiares, Amélio ainda matou a cobra antes de passar mal.

Ataques
Ainda segundo Valdo, os ataques de cobras, principalmente de jararaca, no município não são tão incomuns. A secretária Talita Stella confirmou que os ataques de cobras não são incomuns na cidade.

“Em 2016 nós já realizamos o atendimento de quatro pessoas que foram atacadas por cobras. Em todos os casos eram jararacas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas em nenhum desses outros casos houve morte.  Uma dessas pacientes nem tinha percebido que havia sido picada pela cobra, com outro paciente o local acabou ficando necrosado”, explicou.

Ela afirmou que os cuidados para pessoas que sofreram com picadas desses animais são de suma importância nas primeiras 24 e 48 horas.

“Nesse meio tempo o veneno pode causar reações no local da picada, como necrose, e diversos tipos de reações sistêmicas como insuficiência renal. Eliminado o veneno do corpo da pessoa, com a ajuda do soro antiofídico, ela passa somente por um acompanhamento médico para verificar se existe algum outro problema”, argumentou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO