Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Governo irá restaurar unidade penal que conta com prédio tombado pelo patrimônio histórico

30.03.2015
14:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma antiga casa colonial, datada de 1880 e tombada pelo Patrimônio Histórico de Mato Grosso, caracteriza o cenário da mais bucólica unidade penal do estado: o Centro de Ressocialização Agrícola Palmeiras. Encrustada na Serra de São Vicente, a fazenda de 650 hectares será revitalizada pelo Governo Estadual e passará a atender recuperandos com perfil agrícola, ou com origens no meio rural, que se encontram em cadeias públicas e penitenciárias do sistema.
 
De acordo com o diretor do Centro, Pedro Marques de Almeida Júnior, o Projeto de Revitalização e Reestruturação da Colônia Agrícola prevê a reforma de 32 alojamentos, que servirão de abrigo para os apenados. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está montando a equipe técnica, que já conta com 18 agentes penitenciários.
 
A reforma de toda a estrutura do Centro, que conta com uma igreja de mais de 80 anos, oficinas, centro de saúde e outras dependências, e a manutenção da criação de 150 cabeças de gado, suínos, frangos, plantação de mandioca, de quiabo e de hortifrutigranjeiros, além de outras atividades, também estão inclusas no processo de revitalização do espaço. O leite produzido é usado na fabricação de queijo e doces, feitos pelos recuperandos do Centro, conta o diretor da unidade.
 
“Dentre as ações que já estão em fase adiantada podemos citar a liberação do material para realizar a reforma de alguns prédios, e o levantamento que identificou 60 recuperandos com perfil para serem transferidos para a unidade”, diz Marques de Almeida Júnior. A previsão é que as obras iniciem a partir do segundo quinzena do mês de abril.
 
A maioria destes recuperandos é preso por cometer crimes de baixa periculosidade. “Estes cidadãos, que vem sendo selecionados desde 2014, não são criminosos de carreira e a reincidência é quase inexistente”, informa o diretor da unidade.
 
Os trabalhos serão feitos por detentos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), que serão liberados para executar o serviço após o Executivo garantir funcionamento para o sinal das tornozeleiras, como solicitado pelo Judiciário, além da instalação de alambrado no perímetro onde os recuperandos vão atuar.
 
O secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destaca a atenção dada ao Centro pelo governador Pedro Taques. “O valor social, histórico e cultural da unidade foi reconhecido pelo atual governo, e vamos recuperar este espaço que já foi usado como seminário jesuíta, orfanato e que é um patrimônio do povo mato-grossense”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO