Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governadores da região amazônica se reúnem para traçar metas conjuntas

27.05.2015
08:40
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Mato Grosso sediará o 10º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal para discutir o planejamento regional sustentável. Nos últimos três anos, essa é a primeira vez que os governadores e secretários do Meio Ambiente desses nove estados estarão reunidos. A proposta do evento que será realizado na próxima sexta-feira (29.05), das 8h30 às 17h30, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, é definir mecanismos de cooperação regional e abrir canais de discussão com o Governo Federal. 

Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, outro ponto importante da retomada dos trabalhos é a participação na COP 21 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em Paris, em dezembro deste ano, que pretende estabelecer um novo acordo climático mundial. “Nesse contexto, a Amazônia brasileira tem dado significativa contribuição com a redução do desmatamento em suas florestas, e por outro lado, não tem obtido compensações financeiras equivalentes aos seus esforços”. 

A proposta da reunião Fórum é fazer como em 2009, quando houve uma ‘força-tarefa’ dos governadores quanto à política de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REED+) com ações de mitigações do desmatamento para levar à COP 15 que ocorreu em Copenhague, na Dinamarca. Também foi nessa mesma época que os estados elaboraram o ‘Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia’, entregue na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), em 2012. 

Entre os governadores confirmados estão: Tião Viana (Acre); Waldez Góes (Amapá); José Melo de Oliveira (Amazonas); Marcelo de Carvalho Miranda (Tocantins); Maria Suely Silva Campos (Roraima). Entre os vice-governadores: Carlos Brandão (Maranhão), Daniel Pereira (Rondônia) e José da Cruz Marinho (Pará). Cerca de 50 pessoas entre governadores, secretários e gestores de áreas afins compõem a delegação que representarão os oito estados que virão a Mato Grosso participar do Fórum.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO