Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governador inaugura Memorial Rondon no Distrito de Mimoso

25.08.2016
09:48
FONTE: Lisânia Ghisi | Gcom-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO



O governador Pedro Taques inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24.08), o Complexo Histórico e de Turismo de Mimoso, mais conhecido como Memorial Rondon. A estrutura, que está localizada no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, além de uma homenagem ao patrono das Comunicações, Marechal Cândido Rondon, é também um espaço dedicado à cultura, turismo e educação.

O local, que será utilizado diretamente pela população e turistas, teve projeto iniciado no ano de 1997, durante a gestão do ex-governador Dante de Oliveira, e obras iniciadas no ano de 2001. Nos últimos anos, a obra chegou a ser retomada por diversas vezes, porém nunca finalizada. Exemplo disso foi o ano de 2012, quando a conclusão dos serviços havia sido projetada para a Copa do Mundo, mas novamente não teve o cronograma cumprido.

Em março do ano passado, em comemoração aos 150 anos de Cândido Rondon, foi assinado termo de cooperação entre as Secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e a de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para retomada definitiva da obra. Ao todo, foram R$ 2.979.377,18 de investimentos dos Governos Estadual e Federal. A empresa responsável pela construção é a Aroeira Construções e Incorporações.

Durante a cerimônia, Taques destacou a importância do espaço para a cultura e história de Mato Grosso, e ainda ressaltou o compromisso da atual gestão em concluir a estrutura de forma adequada e com responsabilidade. 

“Temos que mostrar ao cidadão do mundo que nós, em Mato Grosso, temos personalidades que precisam ser reverenciadas. Temos que reverenciar o passado, fazer algo no presente e olhar para o futuro. É uma honra ser governador de Mato Grosso. É um honra poder inaugurar este memorial. Estamos trabalhando para fazer uma administração com responsabilidade e hoje estamos homenageando um grande brasileiro. Quero cumprimentar o cidadão que tem orgulho de ter nascido na terra de Rondon”, ressaltou.

O titular da Secid, pasta que foi responsável pelas fiscalizações das obras do Memorial Rondon, Eduardo Chiletto, lembrou o trabalho realizado pelos arquitetos que projetaram a atual estrutura.

“É importante enaltecer o trabalho da equipe do Governo do Estado. A Secid não faz nada sozinha, caso não esteja junto com outras secretarias. Este memorial, por exemplo, é um trabalho de grande parceria entre a Sedec, Secid, Adjunta de Turismo e Cultura. É por este motivo que estamos inaugurando este local. Vale lembrar também os servidores públicos, que com grande esforço empenharam suas palavras e as cumpriram. Sabemos que toda obra tem problema, mas com uma gestão de responsabilidade conseguimos superar e hoje estamos entregando este espaço que faz referência a um grande ícone do nosso estado”.

Marco para o turismo

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, a inauguração do Memorial Rondon contribui diretamente para ampliar as ações turísticas da região. “Hoje fizemos história em Mato Grosso. Pegamos uma obra que estava abandonada há mais de 15 anos e conseguimos, com apoio de diversos órgãos estaduais, viabilizar esta estrutura. Este é um marco para a região e fica para a história de todo o País. A região, com o memorial, vai ganhar mais representatividade no estado, já que conta com outros atrativos próximos, como as Baías de Sia Mariana e Chacororé, e ainda o rio Mutum”.

Também participaram do evento de inauguração do Memorial Rondon, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, de Cultura (SEC), Leandro Carvalho, de Comunicação (Gcom), Jean Campos, o titular da Controladoria Geral do Estado (CGE), Ciro Gonçalves, o defensor público geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Junior, representantes da Sociedade Amigos de Rondon, além da comunidade escolar local e da região.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO