Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governador de MT e ministro assinam acordo para conter desmatamento

17.02.2017
09:15
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ministro Sarney Filho e governador Pedro Taques assinaram acordo
O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (16), para firmar um acordo com o governo do estado que visa a contenção do desmatamento em áreas críticas no nordeste de Mato Grosso. A cooperação faz parte da lista de ações programadas pela Caravana Verde, viagem oficial liderada pelo ministro aos estados da Amazônia Legal para acompanhar e definir políticas para a conservação do bioma.

O ministro chegou à capital acompanhado de diretores do ministério e da presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sueli Araújo. A comitiva participou de uma reunião no Palácio Paiaguás com o governador Pedro Taques (PMDB) e o vice-governador, Carlos Fávaro (PP).

Os dados apontam que Mato Grosso teve uma redução no desmatamento da Amazônia de 19% entre agosto de 2015 e julho de 2016, mas os números continuam expressivos: 1.290 km² de mata derrubada.

No encontro, o governador salientou que Mato Grosso reduziu em quase 90% o desmatamento entre os anos de 2004 e 2014 e que isso representa 1.9 gigatoneladas de emissão de gás carbônico. No entanto, Taques admitiu que o desmatamento ilegal aumentou na região noroeste do estado.

O termo de cooperação assinado entre o governo do estado e o Ministério do Meio Ambiente prevê a criação de uma base avançada de fiscalização e monitoramento na região noroeste de Mato Grosso, onde estão localizados 10 municípios que lideram o ranking de desmatamento no estado.

Simcar
Durante a reunião, foi apresentado ao ministro Sarney Filho o novo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que está sendo implantado no estado, e será interligado com um sistema nacional que vai monitorar a madeira desde o corte até a comercialização. O encontro também serviu para a criação do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera.

Além disso, também foram assinados o termo de cooperação entre o Ministério do meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes e o Instituto Homem Pantaneiro para a proteção do Parque Nacional do Pantanal e o termo de adesão do governo de Mato Grosso ao Tropical Forest Alliance (TFA) 2020, para ações em conjunto de redução do desmatamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO