Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fiscalização detém 5 pessoas e apreende armas e apetrechos de pesca ilegal

04.09.2015
08:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Judiciária Civil na “Operação Ceva”, fiscalização fluvial realizada pela equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), com apoio da Delegacia de Polícia do município de São José do Rio Claro (315 km a ). O trabalho teve duração de nove dias. 

A ação foi desencadeada para reprimir crimes ambientais, principalmente a pesca irregular no Rio Arinos, que banha os municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá e o Distrito de Brianorte, resultando na apreensão de aproximadamente 63 quilos de pescado irregular, quatro armas de fogo, barco, materiais de pesca como redes e molinetes, além de grande quantidade de ceva. 

Na primeira parte da operação três homens foram detidos, todos moradores da cidade de Tapurah. Eles foram surpreendidos pelos policiais civis em um acampamento pesqueiro, próximo ao Distrito de Brianorte, praticando pesca irregular. Com eles foram apreendidos uma espingarda calibre 28 com cartuchos recarregáveis e munições, apetrechos para pesca predatória e um freezer com 63 quilos peixe na espécie Matrinchã. 

Diante do flagrante, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados em flagrante por crime ambiental. A fiança foi arbitrada pelo delegado de polícia, Carlos Fernando da Cunha Costa, no valor total de 60 salários mínimos para os três detidos, que pagaram a quantia e irão responder ao inquérito policial em liberdade. 

Uma quarta pessoa foi presa na propriedade agrícola Fazenda Mãe Morena, próxima a São José do Rio Claro, com oito sacos de soja e milho usados para fazer ceva. Eram cerca de seis toneladas de cereais, que foram apreendidos e descartados pela equipe de policiais civis. 

Com o dono da propriedade foi apreendida ainda uma espingarda calibre 22. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de São José do Rio Claro e autuado em flagrante por porte de arma de fogo e crime ambiental contra a fauna. Após pagar a fiança no valor de 10 salários mínimos, proprietário foi solto e irá responder os crimes em liberdade. 

Já o quinto acusado foi localizado na Fazenda “Recanto do Tabaju”, na região de São José do Rio Claro, praticando pesca predatória com uso de espinhal, ceva, molinete e uma espingarda. O suspeito também foi levado à delegacia e autuado em flagrante por posse de arma de fogo e crime ambiental, sendo liberado após pagamento da fiança arbitrada em 10 salários mínimos para responder em liberdade. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO