Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Filhote de anta se queima em incêndio em plantação de cana e morre em MT

02.09.2015
15:23
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Filhote ficou com ferimentos graves pelo corpo todo
Um filhote de anta ficou gravemente ferido durante um incêndio numa plantação de cana-de-açúcar, no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, e morreu nesta terça-feira (1º). Uma família que mora perto da plantação socorreu o animal no domingo (30), que estava com queimaduras pelo corpo todo. A área de cerca de 10 hectares ficou completamente destruída.

"Meu filho e meus netos saíram para ir embora e encontram essa anta no meio da estrada, pedindo socorro. Caía para lá, caía para cá. Daí meu filho voltou correndo, falando: 'mãe, vamos buscar o bichinho que está morrendo lá na estrada'", disse a produtora rural Auraci Pires.

A família improvisou um chiqueiro para deixar o filhote isolado dos demais animais do sítio. Veterinários da prefeitura daquele município foram até o local para verificar a situação da anta, que teve 70% do corpo queimado. "Nós fizemos uma série de anti-inflamatórios junto com analgésicos para dor e inflamação", disse a veterinária Gisele Shewisck.

Por falta de local específico para oferecer tratamento a animais silvestres, o filhote recebeu tratamento no sítio. A moradora disse até ter batizado a anta de 'Maria'. Segundo os veterinários, a fêmea tinha aproximadamente seis meses e pesava 30 kg. Ela perdeu a visão de um olho por causa das queimaduras. 

Apesar dos cuidados recebidos no sítio, a filhote de anta não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela seria levada para um local que oferecesse um atendimento adequado, mas não foi possível. O campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop, a 503 km de Cuiabá, atende animais que se ferem em incêndios como este ou em atropelamentos. O encaminhamento desses animais deve ser feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Até o dia 15 deste mês é proibido provocar queimadas na área rural, mesmo que seja para limpeza de terreno. O objetivo é proteger o meio ambiente, principalmente as reservas florestais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO