Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Executivo deve questionar formalmente IBGE por estimativa populacional para Lucas do Rio Verde

02.09.2015
15:53
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A estimativa populacional para Lucas do Rio Verde a partir de julho desse ano divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será contestada pela prefeitura municipal. De acordo com o órgão, Lucas teria 57.285 moradores. Vários dados devem ser apresentados ao instituto, que contrariam o contingente populacional divulgado.

De acordo com o secretário de Saúde, Ramiro Azambuja, a metodologia aplicada pelo instituto é questionável. O secretário citou que Lucas do Rio Verde conta com 19 mil domicílios atendidos por água tratada. “Se nós multiplicarmos por 3.8, que é o número normal de se fazer essa conta, chegaremos a uma população aproximada de 72 mil pessoas”, explicou. O número aproximado de 72 mil habitantes também está ligado aos cadastros mantidos pelo poder público nas áreas de saúde e educação. 

“Geralmente esses números do IBGE puxam pra baixo a população em virtude da questão científica e metodológica do IBGE, mas o ciclo de atendimento estimado pela Prefeitura beira a 70 mil habitantes”, reforçou.

De acordo com o secretário, o problema é que a estimativa a menor gera problemas quando ao repasse de recursos para investimentos e participação em ações governamentais, como campanhas na área de saúde. Ramiro lembra que o governo leva em consideração a estimativa populacional para construção de postos de saúde. “Nós temos que fazer milagre e aí esse milagre está ligado a qualidade da gestão. Nós temos sempre que fazer mais com menos”, assinalou.

O questionamento da estimativa populacional do IBGE também deverá se feito por outros municípios, que devem contestar os números. Anteriormente, o município já havia contestado números apresentados pelo instituto que reviu a estimativa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO