Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Exame realizado em paciente de Lucas do Rio Verde descarta possibilidade de hantavirose

02.07.2015
14:18
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde recebeu esta semana a confirmação do exame de laboratório feito em um paciente que estava com suspeita de ter sido infectado pelo hantavírus. De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Barbara Ferreira, o resultado do exame deu negativo para a doença.

Apesar da boa notícia, a supervisora afirmou que a preocupação ainda existe em razão da presença do rato silvestre que pode transmitir a doença na região. Nos últimos dias, cinco casos positivos de hantavirose foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde em municípios próximos a Lucas do Rio Verde. Em Sorriso há o registro de um caso.

“Nós não podemos nos descuidar. Estamos fazendo um ciclo de palestras, fomos pra todo o interior e o que precisamos é que a popular esteja informada sobre os cuidados pra prevenir, porque a hantavirose, infelizmente, não tem tratamento, é uma doença letal e nos preocupa muito”, advertiu.

Barbara voltou a falar que a pessoa podem se contaminar quando respira poeira com restos de fezes, urina ou saliva de ratos contaminados. A transmissão ocorre quando a pessoa frequenta ambientes fechados onde existem ratos contaminados. 

Em 2014 o município registrou um óbito provocado por hantavirose.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO