Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Exame descarta infecção por hantavírus em paciente de Lucas internado na capital

15.04.2014
17:29
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O exame realizado no paciente encaminhado no início do mês para Cuiabá com suspeita de hantavirose descartou que ele esteja infectado pela doença. Após receber o medicamento Tamiflu, o paciente reagiu bem, saiu do aparelho de oxigênio e pode até passar a páscoa junto a familiares em Lucas do Rio Verde. O paciente é um homem de 52 anos que trabalha como gerente de uma fazenda. Ele reside na área urbana de Lucas.

De acordo com a supervisora do programa Vigilância e Saúde do município, o homem reagiu bem ao tratamento. Barbara Marconi explicou que o resultado negativo para hantavirose chegou nesta segunda-feira. Já o do exame realizado na sexta-feira, que pode apontar se a causa do agravamento da saúde do paciente é H1N1 sai em até 45 dias. “(O exame) não é feito no Estado de Mato Grosso, mas encaminhado a São Paulo. Temos que aguardar o resultado”, explicou.

Com a possibilidade se tratar de H1N1, Barbara declarou que não houve, entre os contatos mais próximos do paciente, nenhum caso suspeito da doença. Segundo ela, os sintomas da H1N1 começam a aparecer já nas primeiras 48 horas. “Se alguém sentir algum sintoma relativo a gripe, a falta de ar, complicação pulmonar, procure a unidade de saúde, não se medicalize em casa, pois estamos ali aptos a realizar o atendimento”, alertou a supervisora.

Campanha
Na próxima semana, começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O dia D em Lucas do Rio Verde será no dia 26, quando todas as unidades de saúde do município funcionarão durante todo o dia.

Deverão ser vacinadas as crianças maiores de seis meses e menores que cinco anos. Além disso, a campanha ainda deve alcançar todos os trabalhadores que atuam na área de saúde, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e doentes crônicos, como hipertensos, diabéticos e transplantados. Os portadores de doença crônica devem levar a receita do seu médico. A meta é vacinar em torno de oito mil pacientes em Lucas do Rio Verde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO