Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Evento amplia debate sobre a chegada da Ferrovia em Cuiabá

22.03.2017
08:53
FONTE: Betell Fontes | Sinfra-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O terminal intermodal de cargas de Rondonópolis foi inaugurado em setembro de 2013

    Existem outros três terminais: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira.

A chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até Cuiabá será o tema principal de um encontro, que será realizado na sexta-feira (24.03), às 09h, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em parceria com o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, e irá reunir membros da sociedade civil organizada, representantes de sindicatos e lideranças políticas.

O evento contará com a presença do secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, do representante do Ministério dos Transportes, Anderson Moreno Luz, do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Jandir Milan e prefeitos dos municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá.

A expectativa do Fórum é intensificar a articulação política junto à Presidência da República para executar o projeto de expansão do ramal, a partir do município de Rondonópolis até Cuiabá, e, posteriormente até Sorriso. Na ocasião será lançada a campanha “Ferrovia Traz”, apresentando os benefícios que a ferrovia proporciona para a sociedade.

O Presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, afirmou que a expansão da Ferrovia até Cuiabá provocará uma redução de gastos com frete e atrairá indústrias para a região metropolitana. Além disso, pontuou que a capital de Mato Grosso oferece vantagens que justificam essa expansão, como um entroncamento rodoviário significativo, hidrelétricas, aeroporto, gasoduto e porto seco.

“A intenção é promover um grande debate para sensibilizar sobre as vantagens econômicas e financeiras para Mato Grosso. Outro objetivo é tratar do avanço que os trilhos da Ferronorte trarão para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, e não somente à capital, com destaque às indústrias que podem vir a se instalar na região metropolitana, os empregos que podem ser gerados, e, principalmente, o estimo ao desenvolvimento socioeconômico”, citou Francisco Vuolo.

O secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, explicou que a discussão tem sido ampliada após a edição da Medida Provisória 752/2016, que visa estimular as concessões no país, e, entre as ações, prevê a antecipação dos contratos de concessões de ferrovias e a destinação de investimentos na própria malha ou naquelas de interesse da administração pública.

Malha Paulista 
O Governo Federal discute a prorrogação antecipada por mais 30 anos (2018 – 2058) da concessão da empresa Rumo ALL, responsável pelo trecho da Malha Paulista que se conecta a Malha Norte que chega a Rondonópolis.

No dia 15 de março, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, recebeu apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na luta pela expansão e chegada dos trilhos da ferrovia até a capital Cuiabá.

De acordo com Taques, a renovação da Malha Paulista, a concessionaria da Ferrovia Senador Vicente Vuolo vai ter maior capacidade de investimentos, garantindo assim que valor da outorga seja aplicado na construção dos trilhos até a capital.

Na prática, o valor proveniente da taxa de outorga da Malha Paulista seria suficiente para implantar o melhor traçado da ferrovia Rondonópolis/Cuiabá, cujo valor apresentado foi de R$ 1.360.000.000,00. Ou seja, o valor não seria pago diretamente a União, mas sim utilizado pela própria concessionária em projeto de expansão da malha ferroviária.

O governo federal tem entendido e já autorizou a utilização de recursos de outorga na realização de investimentos na própria malha ou naquelas de interesse da administração pública. Na prática, justifica o pleito do Governo de Mato Grosso. O Estado que busca a possibilidade de destinação dos recursos de outorga - advinda da prorrogação antecipada da concessão da Malha Paulista - para a construção do trecho ferroviário Rondonópolis/Cuiabá.

Estímulo ao agronegócio 
O terminal intermodal de cargas de Rondonópolis foi inaugurado em setembro de 2013. Existem outros três terminais: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso. 

As 16 entidades que compõem o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá apresentaram ao governador estudos produzidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Eles comprovam a viabilidade do modal logístico passar em Cuiabá e, posteriormente, conectar o ramal ao Norte do estado. Dessa forma, será possível aumentar o escoamento da produção agrícola, que deve crescer nos próximos anos, passando das atuais 50 milhões de toneladas de grãos para 90 milhões.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO