Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

'Estudava na cela', diz detento que cursa arquitetura na UFMT

06.07.2015
14:42
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A vontade de começar uma nova vida e o esforço garantiram ao reeducando Patrick Almada, que cumpre pena no Centro de Ressocialização de Cuiabá, uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Condenado a 9 anos e 10 meses de prisão, ele prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e foi aprovado para o curso de arquitetura.

“Eu pegava os livros, estudava na biblioteca ou dentro da cela”, disse o universitário. Ele começou o curso no segundo semestre do ano passado, pois cumpriu 22 meses da pena em regime fechado. O cursinho preparatório é ministrado na unidade prisional por meio da Fundação Nova Chance (Funac).

Patrick frequentava as aulas quatro vezes por semana. No total, estudava cerca de 8 horas por dia, contando com as aulas dentro sala de aula, que duravam 4 horas. Como Patrick já tinha terminado o ensino médio, ficou apenas como ouvinte para fazer o exame nacional e poder ingressar no ensino superior.

Ele estudou oito meses para a prova de 180 questões, aplicada em dois dias, e disse que a prisão foi uma forma de refletir sobre o futuro. “A gente começa dar a valor em detalhes que a gente não presta atenção, como o estudo, por exemplo”, avaliou.

O estudante de 30 anos está no 2º semestre e disse que estava gostando do curso e pretende seguir a carreira. No período da manhã o reeducando vai para o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde presta serviços. Já nos períodos vespertino e noturno ele vai para a faculdade e à noite segue para casa dos pais.

Segundo Patrick, o apoio da família e da direção do Centro de Ressocialização de Cuiabá foi fundamental para que sentisse vontade de retomar os estudos. Ele era funcionário público e não tinha tempo para estudar. “Pensava só em trabalhar, não tinha tempo. Aqui me fez pensar. Se não estivesse preso, dificilmente estudaria, não teria coragem”, comentou.

O reeducando fez o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em data diferente dos demais candidatos. Obteve 733 pontos e numa disputa com 140 pessoas ficou em 7º lugar. A prova foi feita 30 dias depois da data oficial do Enem, mas a inscrição para o exame foi feita no mesmo período dos demais candidatos.

O diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Winkler de Freitas Teles, não poupa elogios a Patrick. “É uma excelente pessoa, só tenho elogios a fazer. Realmente ele ressocializou e está pronto para se reintegrado à sociedade”, declarou.

Em janeiro do ano que vem, ele deve concluir a pena no regime semiaberto e disse estar ansioso para que esse dia chegue logo. “Estou bastante ansioso com tudo. É um novo começo. Uma chance de reconstruir a vida”, citou o estudante.

Os recuperandos são alfabetizados pela Fundação Nova Chance (Funac) e pelo projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2014, a Funac ofertou os cursos de ajudante de obras, auxiliar administrativo, carpinteiro de obras, confeiteiro, costureiro, instalador hidráulico residencial, manicure e pedicure, marceneiro e pedreiro pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Já neste ano são ofertados cursos de qualificação profissional de trança e penteado, pintura em telha, pintura em imagens sacras na telha e pintura imagens sacras na telha, além de construção civil, administrativo e recursos humanos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO