Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Estudantes de Mato Grosso embarcam para maior competição das Américas

30.08.2014
08:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Vontade, determinação e muito entusiasmo. Três virtudes que não faltam para os 22 competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Mato Grosso) que embarcaram na manhã desta sexta-feira (29/08) para a cidade de Belo Horizonte, onde participam da Olimpíada do Conhecimento.  O evento de educação profissional é o maior das Américas e poderá garantir o passaporte de entrada para o WorldSkills – maior competição do mundo. Os mato-grossenses disputam em 18 modalidades diferentes, três delas destinadas a Pessoas com Deficiência (Pcd).

A cidade olímpica foi construída no Expominas, em Belo Horizonte em uma área com mais de 105 mil m2. Ao todo, serão 800 estudantes de 26 estados e do DF inscritos – sete vezes mais que na primeira edição, realizada em 2001. O número de ocupações profissionais também aumentou ao longo do tempo: de 26, em 2001, para 58, em 2014.

O competidor na ocupação de manufatura integrada, José Eduardo Silva Valério, 22 anos, começou a carreira profissional em uma oficina mecânica. No entanto, dois acidentes de moto e um problema no ombro afastaram o jovem dos estudos e do trabalho. Depois de quase um ano dentro de casa o primo dele, Jhonatas, falou da seletiva para a Olimpíada. “Acho que foi o momento que eu acordei para a vida novamente. Fiz minha inscrição e fui selecionado”. Hoje, depois de um ano e meio de muito estudo e de malas prontas para o sonho da olimpíada, o jovem se diz realizado. “Agora eu acredito que posso ser um profissional muito bem qualificado para o mercado de trabalho e vou lutar pela medalha”.

Heliasmyne Asthiliem Nascimento de Almeida, de 18 anos, é competidora na ocupação de Segurança do Trabalho. Ela estava em busca de um emprego, aos 16 anos, quando uma pessoa comentou sobre os cursos do Senai e as possibilidades de carreira. A jovem foi até a unidade do Senai-Rondonópolis e fez a inscrição no curso de Segurança do Trabalho. Poucos meses depois foi convidada para o processo seletivo. “Minha ocupação era a mais concorrida com sete alunos.  Porém, com o decorrer das provas, eu cresci. Me vi em uma posição na qual eu poderia ganhar. Creio que, as coisas veem, quando estamos preparados. E eu creio que já estou“.

A etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento ocorre a cada dois anos o que permite aos jovens, pelo menos, um ano e meio de treinamentos. Podem participar jovens de 14 a 23 anos. Em 2013, 136 estudantes se candidataram à Olimpíada, que é dividida em várias etapas teóricas e práticas, com duração de um ano e meio. Destes, 22 passaram pela etapa estadual e foram selecionados para a competição nacional.

Os critérios de avaliação são precisos e exigem não apenas o conhecimento técnico dentro da profissão escolhida, mas um grau elevado de controle emocional, atitude, criatividade, capacidade de superar a pressão e muita disciplina. O objetivo do torneio é executar as tarefas, semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho, com o máximo de perfeição.

O desempenho dos estudantes durante os quatro dias de competição também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de ensino técnico de todo o Brasil. Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, está é uma oportunidade única para aqueles que buscam crescer na carreira e mostrar competência para as empresas contratantes. “Esses jovens são aqueles que transformarão a indústria de Mato Grosso, tornando nosso Estado cada vez mais competitivo. Acreditamos neles e temos a certeza que Mato Grosso está muito bem representado”.

A diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, percebe a Olimpíada como a consagração de todo o esforço daqueles que buscam pela carreira profissional e sonham em conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Muitos gostaria de estar lá, mas apenas poucos têm essa oportunidade. Estar em uma final de Olimpíada é o ápice na vida de nossos estudantes, é o trampolim que pode lançá-los a uma carreira promissora. O Senai-MT tem orgulho de fazer parte disso e de oportunizar a esses jovens um momento como este. Estamos na torcida”.

Os estudantes de Mato Grosso participam da Olimpíada nas modalidades: Polimecânica, Manufatura integrada,  Mecatrônica,  Tornearia CNC,  Fresagem CNC,  TI Soluções de Software,  Segurança do Trabalho, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos,  Eletrônica Industrial,  Web Design, Eletricidade Industrial,  Robótica Móvel, Marcenaria de móveis,  Jardinagem e Paisagismo. Modalidade para Pessoas com Deficiência: Costura, Tecnologia da Informação e Panificação. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO