Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Empresário americano recebe mérito “O Semeador” no Show Safra BR 163

24.03.2017
09:46
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Show Safra BR 163

    Bruce Rastetter recebeu o mérito “O Semeador” de 2017.

  • Show Safra BR 163

    Bruce Rastetter recebeu o mérito “O Semeador” de 2017.

O mérito “O Semeador” é fundamentado na passagem bíblica de Mateus 13:8a que diz "E outra [semente] caiu em boa terra, e deu fruto". O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho, a coragem e o espírito empreendedor e inovador daqueles que contribuíram de forma significativa para a transformação da agricultura do município e da região, podendo alcançar o âmbito nacional e internacional, como é o caso do empresário Bruce Rastetter, contemplado com o mérito “O Semeador” de 2017.

Bruce Rastetter é um agrônomo americano, empresário agrícola e presidente do Conselho de Regents, do estado de Iowa (EUA), que governa as três universidades públicas estaduais.

Rastetter estudou ciência políticas, e em 1994, três anos após o nascimento de sua primeira empresa, ele consolidou seus projetos de gestão de alimentos, construção e suínos em Heartland Pork Enterprises. O empresário criou Hawkeye Energy Holdings em 2003, que é agora um dos maiores produtores de etanol puro da nação.

O americano integrou o Iowa Board of Regents em 2011, tornando-se seu presidente em 2013. Ele atua em conselhos governamentais e consultivos de uma variedade de organizações, incluindo Corredor de Cultivo, AltEnergy LLC, Fundo Americano Rural, Conselho Americano de Agricultura e Energia, Iowa Associação de Combustíveis Renováveis, ea faculdade de agricultura no Estado de Iowa.

Para Lucas do Rio Verde, o empresário trouxe o que significa um avanço  memorável e revolucionário, com investimentos que somam mais de US$ 450 milhões: A primeira indústria de etanol de milho e sorgo do Brasil, a “F&S Agri solutions”. 

A indústria, fruto de uma parceria da Fiagril e a Summit, de Iowa (EUA), entra em operações entre julho e agosto deste ano, em Lucas do Rio Verde, com capacidade para produzir 240 milhões de litros de etanol de milho por ano. 

Além do Estado ser o maior produtor de milho do país, o que naturalmente foi uns dos principais atrativos para a multinacional se instalar em Mato Grosso, Rastetter busca juntamente com o governador Pedro Taques, a possibilidade de formatar um projeto de intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois estados, Mato Grosso e Iowa. Segundo o agrônomo, o estado mato-grossense é grande e focado no agronegócio, o que o torna parecido com o estado americano. A afinidade na pauta da cultura de tecnologia em grãos, estudos, e em trocas de conhecimento, é o suficiente para o empresário procurar, ao lado da equipe do governo, a melhor forma de configurar esses intercâmbios, para assim fortalecer ainda mais a relação entre os países.

Bruce também se tornou influente na política americana. O empresário é um doador republicano muito conhecido, doando mais de US$ 1,5 mi para campanhas políticas estaduais e federais desde 2003. Em 2015, Rastetter anunciou a primeira Cúpula da Agricultura de Iowa para abordar as iniciativas e interesses políticos dos agricultores e da agricultura no estado. Em janeiro de 2017, pouco antes da transição para a Casa Branca, Rastetter expressou sua oposição às mega-fusões pendentes na indústria agrícola, chegando a afirmar que "Fusões como essas têm o potencial de pôr em movimento danos irreversíveis à agricultura". Agrônomo americano e empresário agrícola, Bruce é um dos maiores defensores da exploração de forma sustentável. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO