Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Em MT, 60% dos municípios têm alto risco de incidência de vírus da zika

05.05.2016
10:42
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mosquito Aedes aegypti transmite os vírus da dengue e da zika

Pelo menos 85 dos 141 municípios de Mato Grosso estão com alta incidência de vírus da zika, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira (4). No total, já são 20.309 casos suspeitos da doença no estado, o que significa 621 casos a cada 100 mil habitantes. A enfermidade é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e da febre chikungunya.

Há uma semana, dados do Ministério da Saúde colocaram Mato Grosso como o estado com a maior taxa de casos prováveis de vírus da zika do país.

Em relação aos casos de microcefalia, ou seja, bebês que nascem com o cérebro com tamanho menor do que o normal, foram confirmados 15 casos entre outubro de 2015 e abril de 2016. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (4). Estudos apontam os bebês podem ter microcefalia se as mães tiverem sido contaminadas pelo vírus da zika.

Dengue e chikungunya

Mato Grosso registrou, neste ano, 21.856 casos de dengue neste ano, aumento de 87% em relação ao mesmo período de 2015. Três pessoas morreram em decorrência da doença em 2016 nos municípios de Juína, Sinop e Tangará da Serra, segundo a Secretaria de Saúde.

A SES-MT também divulgou os números referentes à febre chikungunya. Neste ano, foram registrados 1.108 casos suspeitos, ou seja, 33 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Cuidados

Transmitidos pelo mesmo vetor, o vírus da zika, a dengue e a febre chukungunya podem ser evitados por meio do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a SES-MT, 80% desses criadouros estão nas casas das pessoas.

Entre os cuidados estão evitar acúmulo de água em recipientes, fechar as caixas d'água de forma adequada, evitar o acúmulo de vasilhames, lixos e embalagens no quintal, não deixar calhas entupidas, colocar areia nos pratos dos vasos das plantas e aplicar inseticida para eliminação de insetos adultos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO