Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Educação Profissional atrai a atenção de jovens em busca de uma carreira

31.07.2015
08:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O estudante Nickolas Henrique Campos Passos, de 15 anos, é um dos integrantes da equipe de robótica do Sesiescola Várzea Grande. Ele foi um dos primeiros visitantes a chegar, na manhã desta quinta-feira (30/07), a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Várzea Grande), onde estão ocorrendo as provas do eixo da indústria da Olimpíada do Conhecimento 2015 – Etapa Estadual. O jovem ficou encantado ao perceber o tamanho da competição e as inúmeras possibilidades de atuação profissional dentro da área técnica. “Nem imaginava que existia tudo isso. Deu vontade de participar”, pontuou.

O Senai-Cuiabá e a Escola da Construção também receberam inúmeros estudantes. Eles tiveram acesso não apenas ao ambiente de provas, como salas em 3D, que revelam em detalhes cada uma das profissões, Circuito de Eletricidade e Magnetismo, Robótica de Lego e a apresentação do aplicativo de celular, que levou os alunos do Sesiescola de Várzea Grande para a Etapa Nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) do Sesi-MT.

Willian Rodrigues dos Santos, de 15 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e aguarda ansioso para entrar em uma profissão técnica. Ele já é estudante do curso de Assistente Administrativo pelo programa Jovem Aprendiz e realiza o curso de Auxiliar de Recursos Humanos no período da noite. No entanto, ficou aguçado pela ocupação de Mecânica Automotiva. “Meu pai e meu avó sempre consertaram o próprio carro e eu cresci acompanhando eles. É uma área que me fascina, mas até agora não tinha idade para começar o curso. Nunca tinha entrado num laboratório desses, é muito legal”, explicou.

A visitação é aberta à comunidade e segue até a manhã desta sexta-feira (31/07), quando ocorre a finalização da etapa de provas. A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de Educação Profissional das Américas. Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria, dos setores de serviços e agropecuário, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai. O desempenho dos competidores apontam novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o Senai na atualização dos currículos nas escolas. A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da Educação Profissional patrocinada pela indústria brasileira.  Ao término da Etapa Nacional, os melhores estudantes representam o Brasil na WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO