Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Durante Show Safra, ministro Blairo Maggi discorre a respeito da operação Carne Fraca

23.03.2017
08:35
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Blairo Maggi

    Ministro participou da abertura do Show Safra BR-163 na terça-feira (21).

A Operação Carne Fraca tem como objetivo desarticular a organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio. A operação detectou, em quase dois anos de investigação, que as Superintendências Regionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Paraná, Minas Gerais e Goiás, atuavam diretamente para proteger grupos empresariais, em detrimento do interesse público.

A investigação deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal respingou nos demais estados e trouxe incredibilidade e desconfiança às malhas agropecuária e industrial de todo o país, correndo o risco de causar uma mancha permanente na imagem do Brasil no exterior. 

Diante da gravidade da situação, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que suspendeu licença e voltou ao trabalho ainda na sexta-feira, tem buscando acordar com os importadores de carne do país a restrição apenas à compra dos produtos dos 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca. Conforme disse o ministro na terça-feira (21) durante a abertura do Show Safra BR-163 em Lucas do Rio Verde, o objetivo é que os países mantenham o posicionamento e continuem comprando produtos das outras empresas, para que a situação seja normalizada em breve e a situação não se agrave.

"Comunicamos a todos os países que receberam carnes desses 21 frigoríficos. Foram mais de 30 países que foram enviados produtos para lá. Se a Europa e a China mantiverem essa posição [de restrição], em 10, 15 dias, nós começaremos voltar à normalidade, mas se isso não acontecer a situação será mais grave" – alertou o ministro.

Blairo afirmou que por se tratar de um assunto recente, ainda não é possível saber qual a extensão do problema. Ele ainda salientou que os frigoríficos investigados passarão por vistoria e fiscalização, afirmando que os produtos dessas empresas estão sendo embargados, independente de estarem sendo transportados em rodovias ou ainda se encontrarem na indústria, enquanto o processo não for concluído, as empresas não têm autorização para exportarem os seus produtos. 

Mato Grosso
O estado de Mato Grosso é um dos maiores exportadores de carne do país. A preocupação dos empresários do ramo é que, após a ação da PF no Paraná, Goiás e Minas Gerais, as negociações de Mato Grosso com o exterior possam sofrer danos significativos mediante a imagem brasileira país a fora. 

Diante da situação eminente, o governador Pedro Taques fez questão de salientar em seu discurso de abertura no evento em Lucas do Rio Verde, que o estado mato-grossense não possui nenhum frigorífico alvo da Operação Carne Fraca, portanto, o pecuarista de Mato Grosso não perde a credibilidade. Ele ainda atribuiu parte da qualidade dos produtos à eficiência dos modernos mecanismos de controle animal e de certificação adotados desde o início de sua gestão à frente do Estado.

“Em Mato Grosso, nenhum dos frigoríficos arrestou com o problema, eu ainda disse isso ao presidente da República na terça-feira pela manhã. Esse resultado é graças ao trabalho que vem sendo feito pelo Indea. Não podemos fazer deste fato um instrumento para perturbar a conquista de mercados internacionais. Precisamos ter defesa sanitária, isto é feito pelo Indea, Imac e Mapa, o que nós não podemos é deixar que este fato contamine o nosso mercado” –  finalizou Taques.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO