Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dois médicos mato-grossenses têm artigo publicado em livro de medicina publicado em Londres

23.01.2015
13:33
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

 A publicação data de 2015 e o nome do livro é “Glutamine in Clinical Nutrition”, pela editora inglesa  Humana Press,  referencia em artigos médicos no mundo.

O convite aos autores foi feito com base em um estudo experimental em ratos desenvolvido no curso de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, defendida recente pelo Dr. Valter e que foi orientada pelo Prof. da UFMT e diretor médico do Hospital Santa Rosa, Dr. Cervantes Caporossi. O trabalho discute os benefícios do uso da glutamina com a finalidade de diminuir danos ao rim em caso de isquemia renal (situação em que o sangue é bloqueado temporariamente de uma região do rim ou do rim inteiro para a remoção de tumores ou para transplantes).

“Em caso de isquemia as células que estão sem sangue produzem substâncias impuras que podem fazer mal ao paciente e com a glutamina os danos são menores pois ela oferece proteção parcial nesta agressão. Isto ”, afirma Valter.

Esse estudo inicial foi publicado desde 2011 na revista nacional Acta Cirúrgica o que chamou a atenção dos editores do livro que reuniram nessa obra os efeitos da glutamina em vários órgãos do corpo. “Para nós foi uma surpresa termos sido convidados para uma publicação em editora internacional de renome, mas estamos muito felizes de ver que o tema do nosso trabalho vai ajudar pacientes que forem submetidos a transplantes e também a retirada de tumores a terem uma recuperação mais tranquila”, comenta o urologista. Dr. VAlter esta atualmente realizando tese de doutorado sobre o mesmo assunto na USP.

 
Para Dr. Cervante Caporossi que é diretor médico do Santa Rosa e coordenador do Programa de Residência Médica do hospital, esse convite é um reconhecimento ao estudo realizado por Dr. Valter sob sua orientação e serve para mostrar que Mato Grosso também têm médicos em condições de dar sua contribuição para a área médica mundial. “Na área de rim há poucos estudos do uso da glutamina, mas para nós mato-grossenses é uma oportunidade de mostrar que a medicina no Estado evoluiu e especialmente a pesquisa na UFMT pode produzir trabalho de grande rigor científico e com resultados de impacto na atividade profissional”, complementa Dr. Caporossi.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO