Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Docentes são capacitados para trabalhar a Inovação nas salas de aula

30.10.2014
08:52
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A inovação é fator determinante para aumentar o desenvolvimento econômico e social do país, afirmação que está descrita na Nova Agenda da Mobilização Empresarial para Inovação (MEI). No entanto, esta ainda não é a realidade de Mato Grosso, onde apenas 21% das empresas possuem algum tipo de inovação voltada ao público interno ou externo. O dado é da última Pesquisa de Inovação (PINTEC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para mudar esta realidade, o Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai-MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizará a ‘Imersão em Empreendedorismo e Inovação para Docentes’. O evento ocorre no dia 31 de outubro (sexta-feira), das 14 às 16h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Faecc)/UFMT. Podem participar professores de cursos técnicos ou de nível superior de qualquer instituição. A entrada é franca.

A palestra, que será ministrada pelo doutor em Química Inorgânica, que coordena a Inova (UFMG) e o setor de Empreendedorismo da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/UFMG), Aluir Dias Purceno, é o primeiro encontro de docentes com foco em inovação. O objetivo é que o tema seja uma constante na vida acadêmica em todos os cursos superiores, assim como já funciona no Senai. “Não haveria outra forma de transferir este conhecimento aos estudantes, para um mercado competitivo e inovador, sem que antes os professores fossem capacitados”, explica o vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso  (Sistema Fiemt) e presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da instituição, Sílvio Rangel.

De acordo com ele, esta é uma demanda antiga do Conselho. “Todos os dias nos deparamos com jovens sendo contratados para exercer funções dentro da indústria sem saber o que é inovação. Isso faz com que exista um atraso nas empresas do Estado”, explica. O evento, desta sexta-feira, será apenas o pontapé inicial para uma nova cultura e, para isso, vários dados devem ser levantados junto aos professores.

A intenção das três instituições para o próximo ano é realizar uma semana de capacitação voltada ao tema. Também serão elaborados cursos para Educação a Distância e várias outras ações de fomento a inovação. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO