Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dia nacional da adoção é comemorado com campanha “Adotar é legal”

25.05.2016
17:20
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Hoje (25), é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Para marcar a data, em Sorriso a Vara da Infância em parceria com a Secretaria de Assistência Social realizou panfletagem no início da manhã destacando a campanha “Adotar é legal”. De acordo com a psicóloga do Fórum local, Bianca Pistório, quem deseja adotar uma criança pode dirigir-se diretamente a uma Vara da Infância ou Juventude da Comarca, no Setor Psicossocial ou acessar o site www.tjmt.jus.br.

O procedimento padrão é preencher o requerimento do pedido de habilitação como pretendente à adoção, cópia dos documentos pessoais; da certidão nascimento ou  casamento ou relativa à união estável; comprovante de domicílio; de renda familiar; atestado de sanidade física e mental e certidões  negativa de antecedentes criminais e distribuição cível.

Assim que o pedido é deferido, o interessado é inserido no Cadastro de Pretendentes à Adoção da Comarca do Estado (CEJA) e fica aguardando o surgimento da criança/adolescente que atenda o perfil desejado.

De acordo com Bianca, hoje, 17 casais encontram-se na lista como habilitados para adoção no município. “Todos os habilitados realizaram o curso de pais, o pré-natal da adoção. Esse curso é ministrado por nós, aqui mesmo no Fórum. Nós disponibilizamos essa formação duas vezes ano, no primeiro e segundo semestre, nessa formação trabalhamos todo o processo afetivo e tiramos muitas dúvidas dos futuros pais”, pontuou. A psicóloga explica que todo o processo de credenciamento e documentação, além da formação, no curso leva de quatro a cinco meses.

Para comemorar o dia nacional da adoção, no próximo domingo (29), será realizado um café da manhã no Parque Ecológico em que será promovido um encontro entre famílias que já adotaram e os casais habilitados para adoção no município. “Será mais um momento para quem está na fila tirar dúvidas e ver na prática a formação dessas famílias”, finaliza a psicóloga.

Projeto Padrinhos

Quem tem interesse em ajudar, porém não pode adotar uma criança, pode contribuir com o Projeto Padrinhos. Bianca explica que o projeto tem como objetivo promover a participação da sociedade civil, por meio de pessoas de perfil altruísta, que não têm interesse definido em adoção ou guarda, mas que desejam apadrinhar crianças e/ou adolescentes acolhidas em instituições de apoio.

O padrinho pode ser provedor, aquela pessoa que dá suporte material ou financeiro. Ou ainda agir como prestador de serviços, sendo um profissional liberal ou uma pessoa que possua habilidades específicas em determinada área que se dispõe a oferecer seu trabalho conforme sua especialidade profissional na instituição. Há também a possibilidade do padrinho afetivo, que visita regularmente o menor, buscando-o para passar finais de semana, feriados, férias, datas comemorativas, proporcionando a promoção social, afetiva e oferecendo possibilidade de convivência familiar e social saudável aos menores.

Os interessados em apadrinhar podem buscar o setor psicossocial do Fórum de Sorriso e buscar mais informações com a assistente social Raquel Rosa ou com a psicóloga Bianca Pistório.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO