Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Descartado possível caso de hantavirose em Lucas do Rio Verde

16.04.2014
07:30
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Foi descartada, na tarde da última segunda-feira (14), a suspeita do possível segundo caso de hantavirose em Lucas do Rio Verde. 

O paciente luverdense que estava internado na UTI de um hospital em Cuiabá desde o dia 4 de abril, com sintomas de hantavirose, por ter seu quadro estabilizado, no último domingo, foi medicado com o antiviral Tamiflu pelo infectologista por quem estava sendo acompanhado.  Rapidamente apresentou melhoras significativas, sendo retirado do balão de oxigênio e levado para o quarto.
 
“Vendo que o paciente se encontrava num quadro estável, o infectologista que está acompanhando o caso entrou com o Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento de pacientes com suspeitas de H1N1 ou de síndrome gripal grave. A melhora foi imediata, ontem foi oficialmente descartada a possibilidade de hantavirose e hoje o pessoal da Vigilância Epidemiológica do Estado, entrou em contato conosco, e disse que há, inclusive a possibilidade do paciente passar a Páscoa com a família”, explicou a supervisora de Vigilância em Saúde, Barbara Marconi.
 
Agora, as investigações passam a ser direcionadas à H1N1 e não mais à hantavirose e uma vez que o Estado de Mato Grosso não faz esse exame, o resultado da coleta que foi feita na última sexta-feira (11), deverá demorar cerca de 45 dias para chegar aqui.

 “Não trata-se de um exame de sangue, é uma coleta da secreção nasofaringe, que pelo fato de não ser realizada aqui em nosso estado, é enviada para São Paulo. Mas mesmo tendo que esperar, nossas expectativas são as melhores, porque o nosso paciente está ótimo”, enfatizou Bárbara.  

“Temos aqui o dever de ratificar a importância à população, de todos que sentirem os sintomas de uma gripe, ou de uma virose, não se automedicarem. Procurem um PSF, pois quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido será a cura e o tratamento será o adequado, o que é o mais importante”, finalizou, Barbara Marconi.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO