Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Defensor destaca avanços em projeto que institui MT Prev

16.04.2014
18:35
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Secretário-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Cid Borges, participou da reunião com representantes do Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPE), Fórum Sindical, sindicatos e associações representativas dos servidores nesta terça-feira (15) para discutir para discutir o Projeto de Lei de autoria do Executivo Estadual que propõe a criação do Mato Grosso Previdência (MT Prev).

A mensagem do Executivo prevê a criação da MT Prev, autarquia de natureza especial que será responsável também pela gestão do Fundo Previdenciário de Mato Grosso (FUNPREV MT).

Conforme o Defensor Público, houve avanços significativos na discussão do projeto, especialmente no que diz respeito à competência e autonomia dos poderes e órgãos.

"Nós avançamos significativamente nessa reunião, especialmente no que tange à preservação da autonomia de cada Poder ou Ente integrante do Fundo ", explicou o Defensor.

Foi discutida também a manutenção do sistema de contribuição patronal dos poderes para dar segurança aos servidores. Decidiu-se também que o Tribunal de Contas do Estado continuará como o órgão fiscalizador da autarquia e fundo.

Com relação ao processo de aprovação dos benefícios, aposentadorias e pensões e o processo de validação e registro, havia-se uma preocupação dos poderes e órgãos autônomos de que o MT Prev pudesse de alguma forma ferir a autonomia que eles têm, inclusive os previstos na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, do Ministério Público e da Defensoria. No entanto, o relator do projeto, deputado Alexandre Cesar (PT), garantiu que avançou-se no sentido de criar um sistema que permita a participação do MT Prev no processo sem gerência sobre os poderes, inclusive criando algumas salvaguardas para caso de alterações futuras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO