Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

Curso sobre artefatos de concreto reúne fabricantes do município

29.10.2014
16:09
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoveu o curso “Produção e Controle de Qualidade nas Indústrias de Artefatos de Concreto”, ontem (28), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. Participaram da formação mais de 30 fabricantes de blocos e pavers do município.

O instrutor do curso foi o engenheiro civil e professor de Materiais de Construção na FATESP, Idário Fernandes. Compõe o currículo do profissional: Prêmio Destaque do ano em tecnologia do concreto, IBRACON 89; Consultor em tecnologia do concreto; Reconhecido como um dos especialistas brasileiros em produção de artefatos de concreto; Autor dos livros “Blocos e Pavers – Produção e Controle de Qualidade” e “Telhas de Concreto - Produção e Controle de Qualidade”; Mais de 200 cursos e palestras ministradas no Brasil e Mercosul, sobre artefatos de cimento.

De acordo com Fernandes, a formação teve o objetivo de apoiar o setor produtivo com conhecimento e ferramentas para melhorar o desempenho e a produtividade do processo de fabricação, elevar a qualidade e otimizar custos de produção. O curso levou informações sobre a origem, história, definição e conceitos dos blocos e pavers, equipamentos e instalações, fabricação e aplicação dos produtos, parâmetros importantes da produção, da cura e do controle de qualidade dos produtos.

“Durante o curso foi apresentado o estágio atual de técnicas de produção de pavers e blocos, e foram transmitidas técnicas, recursos e procedimentos que geram aos fabricantes melhorias da qualidade de produção e redução de custos, além de enquadrar os produtos dentro das exigências das normas brasileiras”, pontuou Fernandes.

O gerente regional do centro-oeste da ABCP, Fernando Crosara, ressaltou que o curso veio para o município devido ao grande desenvolvimento urbano da região, fator que exige maior produção dos materiais e com mais qualidade para atender o mercado. “Nosso objetivo é capacitar cada vez mais esse setor, estamos estudando lançar um programa de capacitação dos fabricantes da região em parceria com as prefeituras e o Sebrae”, comentou.

O fabricante de blocos e pavers, Clauber Jeferson Machado, relatou que o curso foi fundamental e contribuiu com diversas informações. “O curso abriu o leque de conhecimento, pudemos conhecer metodologias de mercado e sobre a produção com mais qualidade. Acrescentou muito para nosso trabalho”, assegurou.

O gerente de Desenvolvimento Econômico e Territorial, Ramiro Azambuja, informou que a administração apoia iniciativas como essa que levam à população a oportunidade de agregar mais conhecimento e aprimorar o trabalho que desenvolvem. “O objetivo da administração é ofertar à população oportunidades de capacitação que auxiliem no crescimento de seus negócios”, explicou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO