Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Cuiabá tem mais de 100 novos casos de HIV no primeiro semestre deste ano

23.07.2014
08:17
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Levantamento da Secretaria de Saúde de Cuiabá aponta que houve aumento de 8% no número de novos casos de pacientes soropositivos. De janeiro a junho de 2013, foram contabilizados 124 novos casos. No mesmo período deste ano, foram 134. Na Casa Mãe Joana, na capital, a procura por uma vaga é grande. Atualmente, 37 pessoas com o vírus estão hospedadas no local, enquanto fazem tratamento contra a doença.

Algumas moram na casa, como é o caso de um homem de 48 anos, que pediu para não ser identificado. Ele conta que descobriu aos 28 anos que tinha sido contaminado. “O mais difícil foi o preconceito, sabe. Pegava na mão, passava a mão assim, limpava a mão”, conta.

“Hoje, nós trabalhamos com comportamento de risco. Então, a gente tenta fortalecer que as pessoas procurem, tenham informação sobre como se prevenir de ter uma DST. A gente fornece material informativo, fazemos campanhas. As unidades de saúde tem profissionais capacitados pra orientar a população de como estar se prevenindo sobre as DSTs”, disse Karina Medeiros, coordenadora do programa municipal DST/AIDS e Hepatires Virais.

Nas policlínicas da capital, são feitos testes rápidos de HIV. Com um furinho no dedo, a enfermeira tira o sangue do paciente e coloca numa palheta que faz a medição em 15 minutos. Se o resultado der positivo, novos exames deverão ser feitos. “Se vier positivo, a gente encaminha pro setor de referência. Lá, são feitos novos exames para fechar o diagnóstico”, declarou a enfermeira Andreia Luisa Muzzi Oliveira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO