Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Cresce número de estagiários com mais de 40 anos

05.12.2016
17:32
FONTE: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O índice de candidatos com mais de 40 anos cresceu 15% de 2014 para 2015, e 21% em 2016 se comparado ao ano anterior
Quando o assunto é estágio, é comum se pensar em jovens por volta dos 20 anos, no início da carreira profissional. Porém, um novo fenômeno está acontecendo no mercado de trabalho, trata-se dos estagiários na faixa etária dos 30 e 40 anos. Em Mato Grosso, 6.504 pessoas realizaram o processo seletivo do Poder Judiciário do Estado, sendo 224 acima da casa dos 40 anos. Desses, 44 foram aprovados. Esse fato é comprovado pelos números. O índice de candidatos com mais de 40 anos cresceu 15% de 2014 para 2015, e 21% em 2016 se comparado ao ano anterior.
 
São diversas áreas de atuação nos vários campos de lotação do PJMT. Um desses exemplos é Osmar José Arruda da Costa, que cursa o 6° semestre da faculdade de administração na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele foi aprovado em 2º lugar no último concurso, realizado em agosto, e atualmente presta serviço no setor de controle de materiais destinados às comarcas do Estado no Departamento de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça.
 
“Iniciar uma faculdade e ingressar no Tribunal de Justiça como estagiário foi uma realização muito agradável. Fui incentivado pela minha mãe, esposa e professores a lutar pelo meu objetivo e vejo nessa experiência, uma forma de crescer profissionalmente”, conta Osmar, que trabalhou 32 anos no ramo da construção civil.
 
Segundo o coordenador de recursos humanos do Tribunal de Justiça Carlos Campello, esse novo perfil de aprendiz mostra que as pessoas estão buscando cada vez mais qualidade de vida. “Há várias razões que explicam esse fato. Um deles é o sonho de se formar no curso desejado, e que por trabalharem desde cedo, não tiveram a oportunidade de realizá-lo. E também uma tentativa para buscar melhores empregos, se realocando no mercado de trabalho com novas qualificações”, analisou.
 
Ele também diz que o intercâmbio com um estagiário que tenha mais experiência pode ajudar o trabalho. “Esses profissionais, por terem maior bagagem, têm conhecimento técnico e educacional que enriquecem e até facilitam os serviços”, finaliza Campello.
 
O processo seletivo para estagiários do Poder Judiciário de Mato Grosso é realizado anualmente, dependendo das vagas ofertadas. Para concorrer no ensino superior, o candidato deve cursar o 3º semestre da faculdade de direito ou 2º semestre para os demais cursos disponíveis. No ensino médio, o postulante deve estudar no 2º ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO