Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Corpo de bailarino Aldo Lotufo será velado em Cuiabá nesta sexta-feira

19.09.2014
12:15
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O corpo do bailarino Aldo Lotufo, de 89 anos, que morreu na última quarta-feira (17) no Rio de Janeiro, deve chegar em Cuiabá por volta das 12h desta sexta-feira (19). Segundo familiares, Lotufo será velado a partir das 14h na Capela Jardins, localizada no Bairro Bandeirantes, na capital mato-grossense. O enterro será no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, na região central da capital, mas o horário ainda não foi confirmado pela família.

Aldo Lotufo também foi velado no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (18). Ele foi, além de bailarino, professor do Theatro Municipal por 30 anos, no período entre os anos 1950 e 80.

Lotufo nasceu em Cuiabá e depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a carreira aos 22 anos, quando iniciou o curso no Ballet da Juventude, tendo como professor Carlos Leite e Maryla Gremo. Em 30 de agosto de 1948 surgiu a primeira oportunidade de Aldo Lotufo se apresentar em público, atuando em Rei-Sol, balé em homenagem a Luís XIV, com coreografia de Vaslav Veltchek.

No início de 1950, Aldo Lotufo passou a fazer parte do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciando sua atuação naquele mesmo ano, dia 12 de abril, no bailado Noite de Walpurgis, do último ato da ópera Fausto, durante a Temporada Lírica Nacional do Theatro Municipal.

De 1950 a 1980, a atuação de Aldo Lotufo foi sempre marcante como bailarino nas diversas temporadas do Theatro Municipal. Aldo Lotufo também se destacou como professor.

Homenagem
Em uma rede social, a página do Theatro Municipal lamentou o falecimento do bailarino. Segundo a publicação, Lotufo foi um dos orgulhos do teatro por atuações antológicas como a da bem-sucedida montagem do ballet O Lago dos Cisnes, em 1959, ao lado da bailarina Bertha Rosanova, como intérpretes dos personagens centrais Odette / Odile e Príncipe Siegfried.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO