Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Condenado por chacina há 10 anos em MT passa a usar tornozeleira

28.01.2015
08:43
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quase dez anos após a chacina que vitimou três irmãos, no Distrito de Aguaçu, em Cuiabá, o pedreiro condenado pelo triplo assassinato conseguiu a progressão do regime fechado para o semiaberto e, a partir desta terça-feira (27), passará a usar tornozeleira eletrônica. O crime ocorreu em maio de 2005. O detento também já foi condenado por outro assassinato. Somadas, as penas chegavam a 57 anos de prisão.

Como Mato Grosso não tem, atualmente, um lugar para que presos do regime semiaberto possam pernoitar, o detento não vai precisar passar a noite em nenhuma unidade prisional. Entretanto, ele vai ser monitorado via tornozeleira eletrônica, e não poderá frequentar bares, boates, casas noturnas e estabelecimentos de reputação duvidosa. Caso danifique o equipamento, poderá responder por dano ao patrimônio. 

O triplo homicídio em Aguaçu vitimou os irmãos Aurelino Celso de Farias, de 27 anos, Gislene Aparecida de Farias, de 15, e Valdirene das Graças de Freitas, que na época tinha 17 anos e estava grávida.

A Justiça considerou que, apesar de ter cometido crimes graves, Lima cumpriu o regime fechado "de forma ordeira" e que não há razões para "impingir ao reeducando as mazelas do sistema prisional" por tempo maior do que o foi previsto em lei. E ressaltou que faltam condições no sistema prisional para a ressocialização dos detentos.

Entenda o caso
Os irmãos foram mortos a tiros dentro da chácara onde viviam. Na época, o pedreiro  já era procurado pela polícia por ter cometido outro homicídio em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Conforme os autos, ele tinha se refugiado nas proximidades da chácara onde as vítimas viviam e frequentava a casa delas.

O réu chegou a confessar que matou as vítimas com medo de que fosse denunciado por elas. Ele foi condenado a 30 anos por homicídio qualificado - motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas. Mas, depois do julgamento, o Ministerio Público recorreu e a sentença aumentou para 45 anos de prisão em regime fechado.

Tornozeleiras
O uso de tornozeleiras eletrônica por parte do regime semiaberto em Mato Grosso teve início em setembro de 2013. Os equipamentos têm custo mensal de R$ 214 cada e foram comprados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que administra o sistema prisional.

Com os aparelhos, os presos são monitorados 24 horas por dia por meio de uma estrutura montada na Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO