Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Chapada Gourmet é aberto com apresentação da orquestra jovem

21.11.2014
12:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum faz concerto na abertura do Chapada Gourmet, em Chapada dos Guimarães
Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum marcou a abertura oficial do Chapada Gourmet 2014, organizado pelo grupo de empresários locais com apoio do Sebrae, em Chapada dos Guimarães, a 67 km de Cuiabá. Na noite de quarta-feira, 19, o grupo de 43 jovens, sob a regência do maestro Edmar Nascimento, apresentou para o público reunindo na praça Dom Wunibaldo, em frente à centenária igreja Nossa Senhora de Santana, um repertório que propunha uma “viagem musical”, cujo ponto de partida não poderia deixar de ser uma peça erudita.

O concerto, repetido na quinta-feira, 20/11, às 18 horas, começou com a marcante “Dança com negros”, de Oscar Lourenzo, numa alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje. Prosseguiu com a italiana “Canto Della Terra”, que na apresentação teve o tenor substituído por um solo de fagote feito por Reginaldo Almeida.

A partir daí, os músicos saem do repertório erudito e entram no sertanejo de raiz, com o clássico “Tristeza do Jeca”, da dupla Tonico & Tinoco, numa adaptação para a formação da orquestra. Prosseguiu com canções muito conhecidas do público mato-grossense, “Merceditas”, “Trem do Pantanal”, “Chalanas”, muito aplaudidas.

Depois, “os viajantes”, músicos e público, embarcaram no universo da música pop com “Planeta Sonho” e “Linda Juventude”, do grupo mineiro 14 Bis.

Nesse ponto, uma parada para uma apresentação didática dos instrumentos, técnica utilizada pelas orquestras como contribuição para a formação de público.

Como qualquer viagem musical brasileira que se preze, esta não poderia deixar de percorrer o universo do baião e “Tributo a Dominguinhos” nos conduz nesse passeio pelo cancioneiro nordestino.
Para terminar, um “pout pourri” de sambas, intercalado até com um trecho do Hino Nacional brasileiro. É claro, levantou a platéia.

Outra atividade do Chapada Gourmet Programa Cozinha Brasil, realizado de 17 a 19/11, na escola Ana Tereza Albernaz, no bairro São Sebastião. Foram ministrados 2 cursos, um para adultos e outros para crianças. Enquanto os adultos tomaram contato com receitas que permitem o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo uso de cascas e sobras, os pequenos aprenderam sobre alimentação saudável. A nutricionista do Sesi Roberta Sanches explica que a intenção é estimular à redução do consumo de doces e refrigerantes. Hoje, a partir das 13 horas, o caminhão do Sesi estacionada no pátio do restaurante Chapada House, no centro, para uma oficina de gastronomia para qualquer pessoa interessada.

Organizado pelo Grupo de Empresários de Chapada dos Guimarães, com apoio do Sebrae, o Chapada Gourmet visa estimular, desenvolver e consolidar o turismo local, incluindo, além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico. A edição 2014 conta com a participação de 11 restaurantes à la carte, um buffet, uma sorveteria/petisqueria, e mais quatro pousadas, sendo que uma delas abrirá o café da manhã também para não hóspedes.

O festival acontece dentro dos estabelecimentos. Na praça central de Chapada dos Guimarães, está instalado um banner com mapa com a localização dos empreendimentos participantes. No local é possível encontrar folders com a lista completa dos restaurantes, o menu, preços e horário de funcionamento. As mesmas informações estão disponíveis também no site www.mt.sebrae.com.br

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO