Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Casarões antigos bem preservados sobrevivem através do tempo

02.07.2015
06:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Além da beleza e importância para a cultura cuiabana os edifícios históricos de Cuiabá influenciaram na construção civil com suas técnicas e características pitorescas que apesar de se passarem os anos permanecem atuais.
 
Em Mato Grosso o Iphan exerce um papel importante principalmente na capital, auxiliando na preservação das construções antigas de casarões, igrejas e praça. A conservação desses bens é responsabilidade dos proprietários e também dos órgãos municipais, estaduais e federais assim como do instituto.
 
De acordo com a superintendente do Iphan-MT, Marina Duque Lacerda, a importância da preservação desses bens para a sociedade mato-grossense estão nos quesitos culturais e  patrimoniais, “ as edificações, falam como Cuiabá foi construída, quem foram às pessoas que moraram nelas, conta uma pouco da história da capital cuiabana”, explica a superintendente.
 
Marina informa também sobre as evoluções que a construção civil sofreu conforme os anos, com a modernização, muitas coisas foram atualizadas, mas mesmo assim não deixou de lado as técnicas utilizadas há séculos atrás.  “É possível ver muito do que foi feito nos séculos  18, 19, e que ainda são técnicas utilizadas atualmente e também há uma questão muito interessante, os tipos de materiais utilizados são de grande resistência e muitos deles com uma qualidade superior do que é utilizado hoje, essas edificações foram construídas dentro de um contexto e tem resistido muito, principalmente quando são bem cuidadas”.
 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - vinculado ao Ministério da Cultura, foi criado em 1937, no governo de Getúlio Vargas. O Instituto foi instituído por Rodrigo de Melo Franco, que contou com a colaboração de intelectuais como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Afonso Arinos, Lúcio Costa e Carlos Drummond de Andrade.
 
O Iphan é responsável pela proteção dos bens culturais do país, através da realização de tombamentos, restaurações e revitalizações que assegurem o acervo arquitetônico, urbanístico, documental, etnográfico e artístico do território brasileiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO