Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Casa Cor MT apresenta opções sustentáveis para residências

29.08.2014
11:04
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Armário de cozinha feito de garrafa pet, chuveiro que economiza 70% de água, descarga com duas opções de volume d'água e lâmpadas que consomem menos energia elétrica. Estas são algumas das opções sustentáveis, apresentadas pelos profissionais na Casa Cor Mato Grosso, que podem ser aplicadas nas residências.
 
Na Sala de Banho da Moça, assinada pela designer de interiores, Elem Preza, o chuveiro instalado no teto é o destaque sustentável do espaço.  "Nossa sugestão econômica neste ambiente é o chuveiro com sensor, ecologicamente correto, que permite a redução de até 70% no consumo de água. Com os sensores, este chuveiro dispensa o registro. Se estiver instalado uma placa solar, o morador consegue economizar também com a energia elétrica. Com a economia gerada por estes sistemas, as pessoas podem investir em outros ambientes da casa", sugere.
 
Ainda no banheiro, a economia pode vir de um outro item: o vaso sanitário. O arquiteto Marcus Leão, responsável pela Sala de Banho do Casal, escolheu o sanitário que possui duas válvulas de descarga. "Esta opção pela válvula hydra que possui a opção 1, que utiliza menos água, e a opção 2, com mais água, é visando justamente o uso racional da água, recurso natural essencial a todo ser humano. Se há opção de utilizarmos menos água, vamos escolher por ela sempre", explica.
 
Presente em toda casa, a iluminação também tem suas opções sustentáveis, entre elas o sistema de dimerização e as lâmpadas com LED, que podem ser verificadas no Espaço Fernando Baracat, da arquiteta Erika  Queiroz.
 
"O sistema de dimerização é uma solução de energia além de ser mais confortável aos olhos, já que não trabalha na potência máxima. Embora aplicar este recurso gere um custo superior às lâmpadas comuns, em um ano de uso isso pode ser compensado, além de ter uma vida útil maior. As lâmpadas de LED, que estão nas luminárias deste espaço, também são opções mais baratas para residências".
 
Garrafas PET de volta para a cozinha
Presente na cozinha de muitos brasileiros, a garrafa PET depois de utilizada tem como destino certo o lixo, mas na Casa Cor MT elas também estão presentes nos armários do Lounge Goumert. A designer de interiores Sonia Nasrala escolheu o modelo, que tem como base a garrafa PET, para todos os armários e gavetas do ambiente, que é a integração entre sala de estar, sala de jantar e cozinha.
 
"Esta é uma opção ecológica e exclusiva, que não amarela e em casos de arranhões pode passar pelo polimento. Além disso, é um material mais resistente, por ter o metacrilato, que é um dos melhores 'plásticos' do mercado. O modelo high gloss de acabamento dá o toque final de brilho ao material reutilizado. Este armário é o exemplo de uma das utilidades que a garrafa pode ter, já que no meio ambiente ela demoraria centenas de anos para se decompor", finaliza.   

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO