Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Cartório oferece certidão com CPF gratuitamente

30.06.2016
14:50
FONTE: Viviane Moura | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O cartório do Segundo Ofício da Comarca de Várzea Grande tem oferecido um serviço diferenciado à população do município. Desde 15 de fevereiro deste ano, o tabelionato realiza gratuitamente a emissão de certidões de nascimento com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A unidade cartorária é a única da região metropolitana de Cuiabá a expedir o documento com essas especificidades.
 
Graças à parceria firmada entre o cartório e a direção dos hospitais São Lucas, Santa Rita e Pronto Socorro de Várzea Grande, os pais têm a facilidade de solicitar um funcionário do cartório para pegar os documentos (declaração de nascido vivo e documentos dos pais) para o registro do filho. O documento é entregue no mesmo dia aos pais.
 
“Quando está correta a documentação exigida, a lavratura da certidão de nascimento com o CPF é efetuada em no máximo 10 minutos. A rapidez se deve a um programa da Receita Federal que gera na hora o número de CPF para incluir no documento”, informa a tabeliã do cartório, Jamilly Castro da Silva.
 
Anteriormente para ter acesso ao número do CPF na Receita Federal era cobrado o valor de R$ 7,00. Hoje, o serviço não tem custo. A novidade se deve a um convênio firmado entre a Receita Federal e a Associação de Registros de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que disponibiliza a base de dados para Mato Grosso.
 
Segundo a tabeliã, são diversas as vantagens do documento único que traz os números de dois instrumentos oficiais. “Além de o serviço ser gratuito, a inclusão do CPF na certidão evita homônimos, permite a inclusão dos recém-nascidos em programas sociais do governo, planos de saúde e até a abertura de contas bancárias”.
 
Crescimento - Desde que foi disponibilizado o serviço em Várzea Grande, há quatro meses, 418 certidões com CPF já foram geradas. Mais de 100 registros efetuados ao mês. Para conferir mais segurança à certidão, o cartório emite o registro em papel moeda.
 
Atualmente, 67 cartórios mato-grossenses estão integrados ao sistema de emissão de Cadastro de Pessoa Física para recém-nascidos nas certidões de nascimento. Com saldo de 10.719 documentos impressos nas serventias do Estado. Confira a lista completa AQUI.
 
Ao todo, dezesseis estados brasileiros oferecem os serviços cartorários de emissão dos CPFs nas certidões. Juntos, eles já emitiram mais de 438 mil documentos, segundo balanço da Arpen.
 
A previsão da Receita é de que, até o final deste ano, os cartórios de todo país se tornem os principais emissores de CPF. Superando os Correios, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que também expedem o documento.
 
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO