Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada em Mato Grosso

01.12.2015
09:34
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai prorrogar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Mato Grosso. Aqueles que ainda não procuraram os postos de vacinação ou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do seu município terão até o dia 31 de janeiro de 2016 para imunizar seus animais. Dos 141 municípios mato-grossenses, apenas 63 municípios atingiram a meta de vacinar 80% da população animal.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Ludmila Sophia de Souza, a prorrogação do prazo tem como objetivo alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar 664.733 animais, sendo 548.121 cães e 116.612 gatos. “Até o momento apenas 64,60% dos animais foram imunizados em todo o estado, o que corresponde a 354.106 cães e 62.600 gatos. Vamos continuar realizando a vacinação até atingirmos nossa meta”.

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter estes animais imunizados contra a doença e a população protegida. “Mato Grosso tem se mantido livre da raiva em cães e gatos desde 2007 e para mantermos essa situação é preciso que os municípios façam a adesão da Campanha e a população leve os animais para vacinar”, afirma a coordenadora.

Ludmila ressalta ainda que a vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a interrupção da cadeia de transmissão do vírus em animais suscetíveis, destacando que “todos os cães e gatos, ainda não vacinados, acima de quatro meses de idade devem receber a dose da campanha, com exceção de animais doentes”.

Até o final da Campanha, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estima que sejam instalados 900 postos de vacinação nos 141 municípios mato-grossenses capazes de atender a área urbana e rural. A estratégia de vacinação será definida por cada município e poderá ser composta de postos fixos, volantes e vacinação casa a casa, dependendo das condições locais, e sempre dando ênfase às áreas de risco.

A raiva é uma doença de grande importância epidemiológica devido à alta letalidade em humanos e por comprometer o Sistema Nervoso Central (SNC), levando a um quadro de encefalomielite aguda, cuja letalidade é de aproximadamente 100% após iniciados os sinais e sintomas. A doença fatal é causada por um vírus e sua transmissão se dá principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. Cães e gatos são os principais transmissores da doença aos seres humanos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO