Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Bope inicia estágio “Operações em Ambientes Verticais”

29.07.2014
09:20
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) inicia, nesta segunda-feira (28.07), o estágio “Operações em Ambientes Verticais”. O curso é ministrado por uma equipe de policiais do estado do Paraná e prossegue até quinta-feira (31.07), em Cuiabá. 

Dentre as técnicas repassadas pele equipe militar paranaense estão: Entrada em Ambiente Vertical com emprego de Explosivo, Entrada em Ambiente Vertical com emprego de Atirador de Precisão e Tomada de Ambiente. 

A equipe de instrutores, que é composta por quatro policiais, sendo um subtenente, um terceiro sargento, um cabo e um soldado, já teve atuações em outros três estados brasileiros (Rondônia, Amazonas e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal. E, recentemente, participou de um intercâmbio na Áustria. 

De acordo com o chefe da equipe, subtenente Amarildo José Domingues dos Santos, “as instruções são uma forma de os policiais aprimorarem ainda mais as suas técnicas e também aproveitar para trocar novas experiências”. 

Conforme o subchefe do Estado Maior da PM, coronel Zaqueu Barbosa, o estágio tem como objetivo ampliar a capacidade técnica do policiais que atuam em situações de crise. “Como lidamos com ocorrências atípicas, vimos a importância de evoluirmos em intervenções em ambientes verticais. Assim como tivemos a atuação, por um longo período, em crimes do tipo ‘novo cangaço’, no Estado, em que o emprego do Bope foi constante”, avalia. 

De acordo com Zaqueu, “a PM de Mato Grosso procurou adquirir o que há de melhor nessa área de intervenção para repassar aos nossos policiais. Por isso a parceria com a Polícia Militar do Paraná, que possui reconhecimento nacional no que se refere ao emprego de técnicas em ambientes verticais”. 

Segundo o comandante adjunto do Bope, major Jose Nildo Silva de Oliveira, o curso conta com a participação de 12 policiais da equipe de Intervenção Tática do Bope, que são responsáveis pela ação em ocorrências atípicas, como os casos em que há refém, por exemplo. 

O estágio conta com aulas teóricas e práticas que estão sendo ministradas na sede do Bope e em prédios públicos, em Cuiabá. O encerramento terá a simulação de uma ocorrência com refém, na Arena Pantanal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO