Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Bairro Consciente chega ao Veneza com participação ativa das crianças

15.09.2014
09:51
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Através de um pedido feito pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Veneza, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde – SAAE – levou à localidade o projeto Bairro Consciente. Altemir Cezar Marta, o Alemão, prestigiou o lançamento do programa, ocorrido em junho desse ano no bairro Seiti Fujii, e considerou importante o Veneza receber as melhorias propostas.

“A gente viu o quanto é útil para a população e esse bairro consciente está ensinando as pessoas a reciclar o lixo e hoje tem onde colocar”, citou Alemão, destacando a implantação do Eco ponto como importante para receber materiais como moveis e eletrodomésticos velhos, antes sem destinação adequada. “Nosso bairro será um dos mais centralizados, com o crescimento da cidade, que vem acontecendo pra esse lado, e a gente tem se empenhado nesse sentido”, comentou o presidente, chamando a população a fazer sua parte, já que o poder público não pode fazer tudo.

O Bairro Consciente tem como objetivo fazer a coleta mecanizada e destinação correta dos resíduos recicláveis e úmidos, através de contêineres instalados em pontos do bairro. O projeto segue as determinações do Plano Municipal de Saneamento Básico do município aprovado no ano passado. No Veneza serão instalados cerca de 150 contêineres para coleta dos resíduos. O bairro Jaime Seiti Fujii, que foi o primeiro a receber a iniciativa, e o próximo será o Parque das Américas, os dois juntos vão contar com mais de 300 contêineres. Para implantar o projeto em toda cidade serão necessários mais de cinco mil unidades.

Praticamente todas as secretarias municipais participaram do evento, com a realização de palestras, gincana, brincadeiras e orientações para separação correta dos resíduos. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Luciane Copetti, lembrou que os problemas relacionados a descarte de lixo, por exemplo, acabam chegando até a sua pasta, responsável pela fiscalização. “De toda forma a Secretaria de Meio Ambiente está junto a todos os departamentos, com todas as secretarias”, explicou, citando que ficou feliz em ver a preocupação dos moradores com o assunto. “O presidente da associação pediu que viéssemos aqui, chamasse a atenção da população para ter um bairro cada vez melhor e isso é muito bacana”, apontou.

Cleci Salete trabalha com materiais recicláveis. Ela apontou que a falta de cuidado na destinação de produtos recicláveis no Eco Ponto significa trabalho excessivo na separação dos materiais, além de prejuízos. “Vai muito lixo misturado, comida, pau, grama. Precisamos que as pessoas separem lixo úmido do que é reciclável, porque passa maior parte do tempo retirando o lixo e, como vai muito lixo misturado acaba perdendo muito material, que vai fora”, lamenta.

O diretor do SAAE, Juliano Manzeppi, citou a importância de envolver as crianças nesse trabalho de conscientização, uma vez que elas propagam com maior facilidade a informação da reciclagem para o interior das residências. Com isso, a partir do momento que o Veneza passar a contar com os contêineres para a coleta do lixo, o trabalho de separação do lixo estará bem adiantado. “Deixar a educação ambiental pronta pra quando chegar a infraestrutura”, explicou Manzeppi, esperando que até o fim do ano os contêineres sejam instalados no Veneza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO