Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

GREVE NA SAÚDE: Médicos comunicam suspensão do atendimento no Hospital São Lucas

22.03.2017
12:46
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Médicos suspendem atendimento no Hospital São Lucas

Com salários atrasados desde dezembro de 2016, os médicos que prestam atendimento no Hospital São Lucas comunicaram à imprensa, por meio de nota, que a partir desta quarta-feira (22) o atendimento ao público está suspenso na unidade de saúde. A greve já tinha sido cogitada anteriormente, mas não havia nada concreto. No final da manhã de hoje, porém, Lucas do Rio Verde foi surpreendida com a paralisação por tempo indeterminado do setor da saúde pública.

De acordo com os médicos, a problemática dos salários atrasados se deve a falhas administrativas do Hospital, versão que se consolida com os depoimentos dados pela Prefeitura Municipal, que, conforme a atual gestão, afirma não existir dívidas entre o executivo e a instituição, e que todas os valores estão sendo repassados rigorosamente conforme data estipulada em convênio. Hoje, inclusive, teria sido repassado ao HSL R$ 700 mil do valor combinado na semana passada, que corresponde a R$ 1,8 mi, conforme informou a Prefeitura.

Em contrapartida, a diretoria do Hospital afirma se tratar de um déficit causado pelo excesso de pacientes do SUS, e que durante o governo da atual gestão não tem recebido repasses extras e voluntários como na era Marino-Pivetta, repasses esses que, de acordo com a diretoria, é de extrema necessidade já que se trata de uma instituição filantrópica.

As versões se divergem entre a administração do Hospital, Prefeitura e profissionais da saúde, o que é certo no momento, é que a população luverdense não poderá usufruir, em sua totalidade, de serviços médicos do Hospital São Lucas por tempo indeterminado. A paralisação é legal e condiz com o determinado pela Lei 7783/89.

Confira a íntegra da nota publicada nesta manhã:
Assunto: COMUNICAÇÃO DE PARALISAÇÃO NOS SERVIÇOS MÉDICOS

Considerando os acontecimentos recentes envolvendo a situação precária em que os profissionais médicos que atendem no HOSPITAL SÃO LUCAS são expostos, dos problemas administrativos que a instituição enfrenta, bem como o atraso no pagamento dos médicos que permanece desde dezembro de 2016, esses profissionais entenderam por bem tornar público os referidos problemas e exigir resolução para as referidas questões, notificando as autoridades municipais competentes, bem como a direção do hospital e o CRM/MT, em data de 10/03/2017. 

As referidas comunicações assinalaram o prazo de 10 (dez) dias, para que os responsáveis tomassem as atitudes pertinentes, sob pena de paralisação dos atendimentos por parte dos profissionais médicos.

Até a data de ontem 21/03/2017, não houve qualquer movimentação concreta das partes envolvidas para dar respostas aos anseios e reivindicações ali expostas, culminando com a comunicação formal ao Ministério Público, informando dos fatos ocorridos e da paralisação nos atendimentos, de forma gradativa, a partir da data de hoje 22/03/2017, e prevenindo a responsabilização destes profissionais pelas consequências com a saúde de seus pacientes.

Os profissionais médicos vão cumprir sua promessa de paralisação, por uma melhor organização administrativa e operacional do Hospital São Lucas, pelo bem estar de seus pacientes, e por suas famílias, que sofrem quando esses profissionais não recebem o provento do seu trabalho.

Como quaisquer profissionais que saem todos os dias para trabalhar e cumprem com suas tarefas, os médicos merecem o devido respeito e remuneração pelo seu esforço, e não podem prejudicar suas famílias pelas falhas de terceiro.

Sendo assim, serve a presente, para informar a população de Lucas do Rio Verde e região dos fatos ocorridos e alertar sobre as consequências que estão por vir a ocorrer com a paralisação dos atendimentos no Hospital São Lucas.

Outrossim, os profissionais médicos agradecem ao apoio e compreensão que têm recebido da população. 

Lucas do Rio Verde-MT, 22 de Março 2017.

GUSTAVO PRETTO MOTIM - CRM/MT 7618 
SABRINA MENDES DE CARVALHO - CRM/MT 7363 
EDUARDO R. B. MARTUCCI - CRM/MT 5241
JULIANA CAROLINE BESS - CRM/MT 6588
ROGERIO DE SOUZA ANDRARE - CRM/MT 8594
ALEXANDRE CORREA FERNANDES - CRM/MT 3882
LUCIANA V. S. DATSCH - CRM/MT 7666
JAIME E. B. FLORIANO - CRM/MT 3287
MAURICIO FERNANDES DE CAMARGO - CRM/MT 8562
JOÃO B. C. DE OLIVEIRA JUNIOR - CRM/MT 7000
CAMILA PEREIRA MUNIZ - CRM/MT 8412
TAMARA BIANCHINI - CRM/MT 8667
MARIO KAWAY FILHO - CRM/MT 2228
PAULO R. MARQUES JUNIOR - CRM/MT 7006
ROGERIO F. A. CESPEDES - CRM/MT 8038
LUIZ ANTONIO Z. ZANELLA - CRM/MT 7327
FERNANDO TIARAJÚ QUINTANA - CRM/MT 8417
FERNANDO DA HORA SILVA - CRM/MT 9199
ADILSON O. DA SILVA JUNIOR - CRM/MT 8600
DONIZETTI W. B. GONÇALVES - CRM/MT 6924

Veja também:

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO