Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Arduino: a plataforma aberta ao alcance e conhecimento de todos

30.09.2014
08:56
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A tecnologia está por toda a parte. E o uso dela, em dias atuais, é inevitável. Desde quando apertamos um botão e a luz se acende, a geladeira que conserva os alimentos em determinada temperatura, o toque no dispositivo que trava o nosso carro, até o desenvolvimento destas e outras benfeitorias que nos ajudam no dia-a-dia.
 
Para que tudo isso seja possível, são necessários dispositivos eletrônicos que integram hardware e software. Atualmente, existem diversas plataformas disponíveis no mercado utilizadas no desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que facilitam o nosso dia-dia-dia, e uma das mais conhecidas é o Arduino. Diversos projetos são construídos através desta plataforma, que permite a entrada de sensores, controle de canais e saídas físicas.
 
Os projetos utilizando o Arduino podem ser independentes ou ter a comunicação com softwares. A programação do Arduino é uma implementação do Wiring, bastante semelhante e baseada na programação Processing.
 
Há diversos modelos de micro controladores e kits de desenvolvimento para iniciar o aprendizado com eletrônica e programação de sistemas embarcados. Porém, nenhum kit teve o sucesso que o Arduino atingiu, isso devido ao seu fácil manuseio e principalmente por ser uma plataforma aberta. Isto significa que o desenvolvedor tenha todo o software e hardware para modificar e alterar da melhor maneira possível.

Inclusive, pessoas que não são da área técnica podem rapidamente aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto. Há uma grande comunidade de pessoas utilizando Arduinos, compartilhando seus códigos e diagramas de circuito para que outros os copiem e modifiquem.
 
Palestra sobre o Arduino
O Arduino será o tema de um painel informativo com demonstrações práticas, que será realizado no dia 17 de Outubro, às 19h, na Faculdade La Salle. A palestra será ministrada pelo Prof. Me. Eng. Vitor Angelo Pozzatti Righi, Professor do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade La Salle, que abordará de forma direta os conceitos, maneiras de utilização e as vantagens da ferramenta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO