Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Após intervenção do MPE, município se compromete a realizar ações de combate a Hepatite A

31.10.2014
14:38
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O município de Tapurah localizado, a 400 quilômetros da Capital, iniciou esta semana um processo de limpeza e desinfecção de diversos postos de captação de água da cidade. A iniciativa veio após um termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual que constatou o risco de contaminação dos poços pelo vírus da hepatite A (HAV RNA).

De acordo com o promotor de Justiça Frederico César Batista Ribeiro, uma pesquisa realizada pelo Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus em amostras de água da rede pública, consumida pela população. Os exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. 

No termo de compromisso, o município também assegurou que fará a supercloração na rede de distribuição. Ficará sob a responsabilidade do setor que controla a qualidade da água e do departamento de engenharia sanitarista do DAE, a necessidade de avisar à população se será preciso o descarte da água após a supercloração.

Caberá a Secretaria Municipal de Saúde encaminhar mensalmente para o DAE e Promotoria de Justiça de Tapurah, até o décimo dia útil do mês subsequente , relatório sobre a constatação de diarreias e doenças de vinculação hídrica para que tomem ciência e incluam no monitoramento do DAE. No acordo o promotor de Justiça reforçou a necessidade da continuidade na realização dos exames de pacientes para verificar os casos de hepatite A. 

Já no caso de um poço o PT2, onde ficou provado a contaminação da água, foi acordado que em um prazo de 30 dias será promovida uma adequação na área de engenharia de forma a direcionar a água do PT2 a um reservatório com finalidade de adequar o tempo de contato na forma exigida na legislação em vigor. Além disso, terá que ser realizado o controle de turbidez e do pH da água antes da desinfecção. 

Caso todas as ações não surtam resultados positivos caberá ao DAE a realização do ultrassom dos poços PT2 que continuarem contaminados para análise mais detalhada e os resultados obtidos deverão ser encaminhados ao Ministério Público.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO