Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alunos da escola de São Cristóvão participam de projeto ambiental

26.11.2014
08:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As 7:30h da manhã os estudantes do segundo ano da Escola Municipal São Cristóvão estavam a postos para um evento considerado importante pela comunidade escolar: o ponto alto do projeto de atividades ambientais. Isto aconteceu depois de terem recolhido em pouco mais de 20 minutos dois sacos de lixo deixado às margens da BR 163. Nesse evento em parceria com as empresas Agrológica e Alternativa Ambiental eles participam da revitalização de uma área com o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, um fechamento do que foi desenvolvido este ano como disciplina extra de meio ambiente.

Os alunos levam os projetos ambientais para além dos muros, envolvendo toda a comunidade de São Cristóvão, inclusive as fazendas em ações de preservação do meio ambiente. O esquema de pontuação para os estudantes é bem interessante. Para cada ação eles recebem uma medalha que valem pontos e vão para um espaço chamado de vitrine ambiental. A diretora da Escola Sandra Regina Barzotto explica que a ajuda da iniciativa privada tem sido fundamental para levar o projeto adiante “pois temos um local para a produção de compostagem e nessa parte a Agrológica é essencial, porque tem nos apoiado em todos os sentidos”.  Sandra também aponta as demais ações ambientais desenvolvidas na comunidade, entra elas o Ecoponto instalado pelo SAAE (Serviço de Água e Esgoto) onde são recolhidos os lixos sólidos. “Nessa outra ponta temos outra parceira essencial que é a empresa Alternativa Ambiental que recolhe todo o lixo para ser reciclado e transformado em móveis decks e outros utensílios, então temos uma ação sustentável por longos anos”. Afirma a diretora da escola.

O diretor da Agrológica Luiz Fernandes Barbosa observa que a “ideia da empresa sempre foi de apostar no futuro. A gente acredita que a melhor maneira de desenvolver um projeto, uma nova forma de pensar é através das crianças e de seu aprendizado. Então aqui temos futuros cidadão que vão levar adiante esse novo pensamento ambiental”. Diz Barbosa com entusiasmo.

Os alunos em forma, prestaram atenção ao que os adultos diziam e ajudaram no plantio de árvores. A adolescente Érica Santos, 13 anos, fez questão de plantar um pé de Pitanga e entre as batidas de mão na terra falou sobre as lições que tem aprendido sobre meio ambiente, preservação e reciclagem. Eu recolho e lavo as caixinhas de leite, os filtros de papel e tudo é novamente recriado e com isso eu ganho pontos e faço a minha parte”. Ensina Érica. Outro aluno muito prestativo e apontado pelos coleguinhas é Miguel da Costa Alves, também com 13 anos. Ele fala sobre a importância do meio ambiente e contribui com a reciclagem juntando lixo e levando para o ecoponto. “Ajudo no que posso. Sempre que é necessário participo das atividades”. Acrescenta Miguel.

A Secretária Municipal de Educação Elaine Lovattel mostra que em São Cristóvão há um envolvimento tanto da comunidade, da escola e das empresas, e que este exemplo pode ser levado para outras áreas do município. “A gente acredita muito nas parcerias e na escola. Porque a escola tem no seu meio crianças dessas comunidades, então o trabalho coletivo agrega muito mais para as crianças e elas acabam percebendo o reconhecimento do seu trabalho. Essas árvores vão crescer e um dia elas vão mostrar que -eu plantei uma árvore, eu fiz parte das ações que garantem o futuro. Finaliza Elaine Lovattel.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO