Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alta Floresta: Campanha de Prevenção ao Câncer faz quase 500 atendimentos

24.10.2014
14:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O município de Alta Floresta recebeu, no último dia 17, a Campanha de Prevenção ao Câncer do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) e as consultas realizadas superaram a mera inicial: ao todo foram feitos 473 atendimentos à moradores de Alta Floresta e também de Nova Bandeirantes e 182 pessoas foram encaminhadas ao HCanMT para exames posteriores, sendo que cinco casos de câncer de mama.

Na Campanha são oferecidos atendimentos em cinco especialidades: câncer de colo de útero, boca, próstata, mama e pele. Com essas ações muitos casos são diagnosticados precocemente e encaminhados para tratamento no Hospital de Câncer de Mato Grosso.

O professor Aroldo Rodrigues, de 55 anos, foi fazer o exame de câncer de próstata, e reforçou que os homens também ainda precisam se conscientizar mais. "Eu digo aos colegas, amigos, que venham fazer o exame, não tem nada demais. É simplesmente cuidar da própria vida. Eu já perdi amigos por falta de cuidado, e tenho casos na família, então não descuido", disse ele.

Dona Maria Joana também resolveu ir até a unidade de saúde ver umas manchinhas que tem no braço e no nariz, e acabou descobrindo que tem câncer de pele. "Resolvi aproveitar essa oportunidade que a gente não tem todo dia. Acho que todas as pessoas que têm dúvida, deveriam vir fazer os exames. A doutora me deu um encaminhamento e agora vou tratar em Cuiabá", destacou.

A dermatologista do HCanMT, Giovana Costa explica que alguns cuidados como passar protetor solar e usar chapéu são fundamentais para prevenir o câncer de pele, principalmente para as pessoas que trabalham mais expostas ao sol. "Ter esses cuidados tem que ser regra diária e qualquer manchinha na pele tem que procurar um médico e tirar a dúvida", orienta.

Uma equipe multidisciplinar, composta por 12 pessoas, integra a caravana do Hospital que atende a campanha de prevenção, visitando todos os meses três municípios do interior do Estado. Nesse mês os municípios contemplados foram: Paranaíta (16/10), Alta Floresta (17/10) e Carlinda (18/10).

6º Leilão pela vida - o lance é salvar vidas!
No dia 17 de dezembro acontecerá o 6º Leilão pela Vida. Tradicionalmente realizado em Cuiabá, neste ano o leilão será em Alta Floresta e terá a participação dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. Organizado em parceria com o HCanMT, o evento é realizado pelo grupo Estância Bahia e o Canal Terra Viva, com apoio do Sindicato Rural de Alta Floresta.

Ainda dá tempo de ajudar com doações como animais, joias e demais itens que possam ser leiloados. Quem quiser contribuir deve entrar em contato com Cleomar Barbosa (66) 9610-5317, Roberto Patel (66) 8408-1494, Rubens Marrafão (66) 8441-2431 ou Wagner Pelissari (66) 9249-9440.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO