Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

ALMT firma parceria com a Famato para projetos de cidadania

12.02.2016
08:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os presidentes do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB) e do Sistema Famato-Senar, Rui Prado, assinaram Termo de Cooperação Técnica e argumentaram que o objetivo é levar serviços aos cidadãos que moram em localidades mais distantes da capital.

 

“Vamos trabalhar junto com o Senar nesse projeto [Mutirão Rural], nessa caravana que é feita junto aos municípios, não necessariamente nas sedes, mas nas localidades rurais através dos sindicatos rurais para que a gente possa chegar naqueles cidadãos que moram distantes dos centros dos municípios. A Assembleia Legislativa vai ser parceira levando o Espaço Cidadania e todos os seus serviços para chegar ao cidadão”, afirmou Guilherme Maluf.

 

O Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa levará no projeto Mutirão Rural, a estrutura para fornecer de forma gratuita, o documento de identidade à população rural. Também será estudada a possibilidade de oferecer serviços oftalmológicos com a entrega de óculos às pessoas que estão com dificuldade na visão após a análise clínica.

 

Da mesma forma, o Mutirão Rural participará do projeto Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo, que já foi realizado no ano passado em Comodoro e Rondonópolis, abrangendo 14 municípios. Neste ano, a primeira edição será realizada em Sinop, nos dias 26 e 27 deste mês.

 

As próximas edições da Assembleia Itinerante acontecem em Cáceres, no mês de março, em Tangará da Serra no mês de abril, Barra do Garças no mês de maio e em Várzea Grande no mês de junho.

 

“Essa parceria é de via dupla, nós estamos participando do projeto do Senar e eles vão participar também da Assembleia Itinerante. Estamos fazendo um grupo que possa fortalecer os serviços de cidadania”, argumentou Maluf.

 

Mutirão Rural

 O Mutirão Rural percorreu 40 municípios no ano passado, atendendo 13 mil pessoas. Neste ano, serão 52 cidades a ser percorridas, levando documentos de identidade, CPF, títulos de eleitor, core de cabelo, instruções de saúde e alimentação, esporte e lazer.

 

“Para nós, é muito importante essa parceria com a Assembleia Legislativa porque o nosso objetivo é atender quem está lá no campo, quem está longe da capital e tem necessidade, por exemplo de uma carteira de identidade, vários pequenos produtores que tem essa dificuldade. Nada mais justo que nós, que representamos os produtores rurais junto com o poder público, possamos oferecer esse serviço”, disse Rui Prado que reforçou a intenção de fornecer óculos as pessoas com dificuldade de visão, com acompanhamento dos oftamologistas.   

 

O primeiro Mutirão Rural deste ano já acontece no dia 16, na comunidade rural de Cabeceira de Alferes, no município de Acorizal. Criado em 1996, o projeto tem como objetivo, levar cidadania à zona rural. De acordo com o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, o desafio para levar o Mutirão Rural para 52 municípios é grande por causa das distâncias e, em alguns casos, das estradas ruins em função do período de chuvas.

 

(Com informações da assessoria de imprensa do Sistema Famato-Senar)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO