Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Agropecuária foi setor que mais demitiu em novembro em MT

21.12.2014
10:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Plantio de soja em Mato Grosso
Em novembro de 2014, o maior número de demissões em Mato Grosso ocorreu na agropecuária, devido à sazonalidade do setor, registrando um total de -3.743 postos, sendo que relacionados ao cultivo de soja foram -1.993 postos. Já a construção civil eliminou 2.459 postos e a indústria de transformação -1.355 postos. Em todo o Estado, foi registrada redução de 6,2 mil empregados celetistas, retração de 0,94% no estoque de assalariados com carteira assinada com relação a outubro em Mato Grosso. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A queda do mês foi a maior dentre os meses de novembro desde 2008, quando foi registrada uma baixa de 8.025 mil postos.

Quando analisados os postos de trabalho gerados em valores absolutos, a capital Cuiabá registrou o maior número de contratações, com um saldo positivo de 825 contratações.

Já os municípios de Campo Verde e Nova Mutum apresentaram a maior variação negativa em porcentagem no mês, de -4,71 e -1,2, respectivamente. O município de Barra do Bugres apresentou o saldo mais positivo do Estado em percentuais, de +3,55%.

No entanto, se calculadas as informações declaradas no período de janeiro a novembro, o Estado apresentou um saldo positivo de 3,39% contratações, com um acréscimo de 21,7 mil postos.

Desempenho nacional
Em todo o país, o mercado formal de emprego voltou a crescer em novembro, depois de registrar queda no mês de outubro. Foram geradas 8.381 novas vagas segundo o Caged, um crescimento considerado modesto, mas que indica que houve uma situação atípica no mês anterior. A retomada na abertura de vagas foi puxada pelo comércio e pelo Sul do País e pode indicar um volume de desligamentos para dezembro menor que o tradicionalmente registrado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO